A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Teresina está em diálogo com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) para viabilizar a oferta da especialização em Gestão Pública e Liderança e do mestrado profissional interdisciplinar em Governança, Inovação e Políticas Públicas, visando qualificar parlamentares e servidores da Casa.
“Estamos caminhando para fechar essa parceria, principalmente porque há possibilidade de captação de recursos para viabilizá-la. É uma iniciativa inovadora. Outras escolas legislativas não conseguiram abrir um mestrado, e estamos dando o pontapé inicial para que isso se concretize prontamente”, comemorou o presidente da Câmara, Enzo Samuel.
A proposta prevê a realização da especialização com carga horária de 360 horas, distribuídas ao longo de 14 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 30 dias. O programa contará com um corpo docente composto por 12 professores doutores, e as aulas serão realizadas aos sábados.
“Mais do que um benefício, é um incentivo para o servidor, permitindo que ele desenvolva essas qualificações e avance no seu plano de carreira. Além disso, a qualificação reflete diretamente na melhoria da prestação de serviços, tanto dentro da Câmara quanto na interação com a sociedade”, explicou a coordenadora da Escola do Legislativo, Gisele Martins.
Para preparar os participantes para a especialização e futuras formações acadêmicas, serão oferecidos dois cursos de nivelamento, cada um com 30 horas-aula, abordando conceitos essenciais sobre pesquisa científica, metodologias, objetivos e técnicas quantitativas e qualitativas.
“Já contamos com cerca de 17 polos, incluindo unidades avançadas e três especializados, além de doutores espalhados por diferentes regiões do estado do Piauí. Quanto mais técnicos e líderes qualificados e proativos nas funções de gestão das instituições, melhor para a sociedade e, sem dúvida, para a nação”, destacou o professor doutor José Filho, representante do IFPI.
Além da especialização, está em fase de planejamento um mestrado profissional em Gestão Pública, fruto de um convênio tripartite entre a Câmara Municipal de Teresina, o IFPI e uma das mais renomadas instituições de ensino superior do país. O programa, já estruturado e aprovado, seguirá rigorosamente o padrão acadêmico da instituição, com certificação emitida por ela. A expectativa é que o projeto avance e o edital esteja disponível até o final do primeiro semestre de 2025.
Comentários: