Notícias politicas precisas e verdadeiras

MENU

Notícias / PODERES

Piauí conquista posição histórica no Ranking de Competitividade dos Estados

É o resultado da adoção de mecanismos de monitoramento de indicadores e avaliação de políticas públicas

Piauí conquista posição histórica no Ranking de Competitividade dos Estados
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando




O governador Rafael Fonteles participou, nesta quinta-feira (27), em São Paulo, do lançamento da edição 2026 do Ranking de Competitividade dos Estados, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O Piauí alcançou a 19ª posição entre os estados brasileiros, a melhor colocação registrada pelo estado desde o início da série histórica do levantamento. O ranking avalia as unidades da Federação a partir de indicadores relacionados a diferentes áreas da gestão pública e da economia.

Durante o evento, Rafael Fonteles atribuiu o resultado à adoção de mecanismos de acompanhamento de indicadores e avaliação de políticas públicas. “A gestão orientada por resultado, dados e ciência não é privilégio de nenhum segmento político, pois a eficiência no uso dos recursos públicos deve ser premissa para todo e qualquer governante. O CLP cumpre esse papel de instigar, porque o ranking, feito de maneira séria, nos induz a melhorar nossas políticas públicas, em uma corrida do bem para ver quem melhora e avança mais”, afirmou.

O governador também apontou a combinação entre estabilidade institucional, acompanhamento de resultados e uso de dados como elementos para a condução das políticas públicas. “Esse combo de estabilidade política, de gestão orientada por indicadores, ciência e dados, além de uma boa comunicação social,  talvez seja a receita para conseguir avançar de forma veloz”, disse.


Leia Também:

Entre os temas abordados, Fonteles destacou a transformação digital como uma das frentes utilizadas para ampliar a eficiência dos serviços públicos. Segundo ele, o Piauí avançou na oferta de serviços digitais e alcançou a primeira colocação no ranking da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). O governador citou ainda iniciativas como o Piauí Saúde Digital, que já realizou 2,2 milhões de procedimentos, e o Meu Celular Seguro, incorporado como referência nacional.

“No Piauí, é uma necessidade ser eficiente, e a transformação digital é um dos capítulos mais importantes nessa eficiência. Avançamos muito na disponibilização de serviços digitais para o cidadão e hoje estamos na fase de um estado mais proativo em matéria de prestação de serviços digitais”, afirmou.

O Ranking de Competitividade dos Estados é elaborado pelo CLP em parceria com a Tendências Consultoria e reúne indicadores de diferentes áreas para comparar o desempenho das unidades da Federação. A edição 2026 foi apresentada nesta quinta-feira, em São Paulo, juntamente com os dados e relatórios técnicos do levantamento.

Fonte/Créditos: Assessorias

Comentários:

Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!