O Sistema Integrado de Controle Administrativo (Sicad), um sistema operacional de computador, criado por policiais militares do Piauí, que auxilia na gestão da PM-PI recebeu, pelo segundo ano consecutivo, pelo segundo ano consecutivo, o reconhecimento nacional em inovação tecnológica e boas práticas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
“Esse é nosso bicampeonato, na verdade. Nós temos um sistema próprio desenvolvido policiais militares. Foi o nosso sargento Santiago e o tenente-coronel Tajra que desenvolveram um sistema integrado de cultura administrativo, nosso Sicad. Um sistema próprio da Polícia Militar, enquanto outras polícias a maioria contrata a compra sofre softwares, o nosso é feito pelos policiais”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Scheiwann Lopes.
O Sistema de Controle Inteligente de Operações Planejadas é uma ferramenta desenvolvida por policiais militares piauienses para modernizar o planejamento e o controle administrativo das operações da corporação. No módulo premiado neste ano, o sistema substituiu processos que antes eram feitos manualmente e hoje permite gerenciamento eletrônico de escalas, férias, cruzamento de dados e acompanhamento em tempo real das operações planejadas.
“Ele controla a Polícia Militar como um todo na parte administrativa e operação, com vários módulos. Por exemplo, ano passado nós ganhamos com um módulo controle de armamento e rastreabilidade de munições. Ele hoje está controlando essa questão das operações planejadas. O sistema integrado controla férias, afastamentos, a jornada de trabalho do policial. Então, lá, eu sei quando o policial trabalhou durante a semana, a sua carga horária regular, ele calcula a folga, disponibilizando esse tempo para a compra de folga das operações planejadas com cursos do governo do estado”, destacou o comandante, fazendo questão de ressaltar a redução da criminalidade. “Redução de 50% número de furtos, roubos, crimes contra o patrimônio. Agora, o recorde de redução de 70% em relação ao passado em homicídios. Tivemos também queda em feminicídio. Implementamos o reforço do trânsito. Já com redução de 12% dos acidentes, redução de 65% de mortos no trânsito”.
Fonte/Créditos: Paulo Pincel
Comentários: