Os avanços na concessão da titularidade da propriedade das terras para pequenos agricultores da cidade de Batalha foram comemorados em Plenário pelos deputados Francisco Limma (PT) e Henrique Pires (MDB), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (4).
Os parlamentares parabenizaram o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Interpi (Instituto de Terras do Piauí).
O depurtado estadual Francisco Limma, vice-presidente da Assembleia Legislativa, parabenizou o governo pela quantidade de títulos de propriedade entregues em todo o estado. “Batalha é um dos municípios que mais têm famílias assentadas no estado. Já são mais de mil títulos feitos pelo Interpi em parceria com o Tribunal de Justiça. No estado todo já foram entregues [títulos], tanto urbano como rural. Mais de 20 mil na área rural e, desses, mais de mil lá em Batalha.
"Parabéns a toda a equipe do governo pela entrega de 1.540 títulos rurais, títulos de posse que deixam com muita felicidade os proprietários”, comemrou Henrique Pires. O parlamentar lembrou que a ação foi viabilizada por meio de leis aprovadas na Alepi e disse que já está em diálogo com o Tribunal de Justiça para que os mesmos avanços aconteçam em Canto do Buriti.
O deputado Dr. Hélio (MDB) falou na manhã de hoje ( 04) durante sessão na Assembleia Legislativa sobre a qualidade ruim do fornecimento de energia na cidade de Pio IX. Existem vários relatos e denúncias de problemas com o fornecimento de energia, incluindo oscilação e falta de energia frequente. A população local já se manifestou sobre os prejuízos causados por essa situação.
O deputado ressaltou que os moradores e empresários sofrem com a baixa voltagem, que danifica equipamentos. Ele solicitou à Equatorial que tome medidas urgentes para melhorar a qualidade da energia na cidade.
“Nós gostaríamos aqui de invocar, de solicitar à diretoria da Equatorial para que olhe com atenção essa dificuldade que Pio IX vive. A gente sabe que há dificuldade presente em várias outras situações, mas especificamente uma demanda grande de toda a comunidade piononense que tem reclamado dessa precariedade na voltagem da tensão disponibilizada lá no município”, afirmou o parlamentar
Evaldo Gomes (Solidariedade) propôs a criação de uma comissão parlamentar para visitar o Instituto de Águas, a Equatorial e a Agrespi (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí ), devido à falta de resultados práticos em relação às reclamações da população sobre os serviços. Ele acredita que a fiscalização é um dever dos deputados e que, sem essa comissão, as reclamações continuarão sem efeito.
Já a preocupação do vice-presidente da Alepi, deputado Francisco Limma (PT), é com o abastecimento de Domingos Mourão. O parlamentar visitou o diretor-presidente da Agespisa, Guilherme Dias, junto com representantes da Prefeitura do município. “Apesar da água dos poços ser boa e disponível em quantidade e qualidade, tem uma tubulação antiga que é uma rede, pelo que consta, com tubos de ferro que está trazendo uma água turva de qualidade bastante questionável. Saímos de lá com o compromisso da Águas do Piauí, em breve, tomar as medidas para poder corrigir a situação”, descreveu Limma.
O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) também expressou preocupação com a falta de água no Piauí, especialmente na zona rural de Teresina. Ele criticou a concessionária Águas do Piauí pela ineficiência e falta de resposta aos requerimentos. O deputado finalizou sua fala enfatizando a obrigação dos parlamentares em cobrar soluções e garantir o acesso à água para a população. “Não podemos nos calar, não podemos tapar os nossos olhos, porque nós somos parlamentares, nós somos deputados do Estado do Piauí e nós temos que cobrar água para o nosso povo”,concluiu.
Fonte/Créditos: ALEPI
Comentários: