
O anúncio feito pelos ministros Camilo Santana e Luciana Santos de que o Piauí vai receber o primeiro campus do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) fora do Rio de Janeiro foi celebrado pelo deputado Dr. Gil Carlos (PT) na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí desta terça-feira (4).
O parlamentar considera que a notícia é mais um sinal dos avanços da educação piauiense. “O nosso Governo inovou a educação com tempo integral em 100% das escolas da rede, mas avançou ainda mais com a formação técnico-profissionalizante, incorporando, dentro do currículo dos nossos alunos, o acesso à tecnologia com cursos de inteligência artificial, desenvolvimento de sistema e robótica, isso de maneira introdutória. Mas agora avança com a chegada dessa parceria com o IMPA, um dos maiores referências no mundo na matemática”, defendeu Dr. Gil Carlos.
O parlamentar acredita que a iniciativa pode representar um salto do Piauí na revolução industrial, colocando o estado como destaque na robótica e na inteligência artificial. Esse posicionamento possibilita que os piauienses tenham um grande crescimento econômico nos próximos anos.
Abastecimento - Na mesma fala, Dr. Gil Carlos reforçou a necessidade de avanços no abastecimento de água. Ele comentou a instalação de seis sistemas em São Raimundo Nonato que contribuíram com essas comunidades que estão sofrendo com a forte estiagem de 2025, demanda apresentada a ele pela vereadora do município, Querilane Santana.
Fonte/Créditos: ALEPI
Comentários: