
O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Francisco Limma (PT), divulgou, na sessão plenária desta quarta-feira (9), a abertura do edital, por parte do Governo do Estado, de compra de alimentos da agricultura familiar. Os alimentos adquiridos serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade socioassistencial.
O edital do Programa de Alimentação Saudável (PAS) é no valor de R$ 5 milhões, com as entidades concorrentes podendo apresentar propostas de até R$ 100 mil. “O Governo do Estado coloca à disposição cinco milhões de reais para a questão de alimento de associações e cooperação da agricultura familiar em todo o estado. O edital estará aberto a partir do dia 10”, disse Francisco Limma.
O parlamentar falou da importância dessa iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), que, em 2024, adquiriu “670 mil quilos de alimentos que chegaram a mais de 60 mil famílias”, informou. “Eu quero aqui aproveitar e parabenizar a equipe da SAF por mais essa ação, e ao Governo do Estado que, através do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, garante a execução desse programa”, afirmou.
Corpo de Bombeiros – O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) comentou, durante a Plenária, que houve uma sessão solene na Alepi em homenagem ao Corpo de Bombeiros. “Foi uma sessão de agradecimento. O Corpo de Bombeiros é uma instituição renomada, reconhecida pela população piauiense. Eu sei da necessidade e conheço a eficiência dos bombeiros do Piauí”, disse.
Viaturas - Gracinha Mão Santa informou, durante a sessão plenária da Alepi, que Parnaíba e cidades vizinhas receberão novas viaturas do Corpo de Bombeiros. “São vários requerimentos que a gente vinha apresentando ao longo dos anos. A gente tem que também saber agradecer e dar a boa notícia ao parnaibano e às cidades irmãs”, afirmou a deputada.
Doação de sangue: servidores defendem adesão a campanha
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou ontem (9), uma nova edição de sua campanha de doação de sangue, mobilizando servidores e colaboradores. A ação realizada em parceria com o Hemopi integra o compromisso da Casa com a responsabilidade social e o estímulo ao voluntariado entre seus quadros funcionais.
Em sua terceira edição, a campanha tem trazido doadores de primeira viagem à causa. “Eu já tinha pensado em doar, mas com a correria do dia-a-dia, acabei sempre adiando. Então, quando eu soube que vinha pra cá, vi minha oportunidade, e pretendo continuar sendo doadora”, explica Sônia Flávia, 40 anos, recepcionista da Alepi.
Alguns servidores começaram a doar pela primeira vez em campanhas passadas e hoje são assíduos neste ato de solidariedade.
“Há 3 anos, na campanha da Alepi, eu tive a oportunidade de doar sangue pela primeira vez. Levei ainda meu marido e meu filho e, no dia, foi bem interessante, porque foi feito um registro de uma família toda doando pela primeira vez. Depois disso, virei doadora assídua. Doo a cada seis meses. Eu acho que isso aproxima a gente de Deus, e acho que, quando você tem um familiar que já precisou de doações de sangue, você entende ainda mais a importância deste ato”, comenta Cíntia Caroline de Almeida, do Serviço Social.
A ação ocorre em um período em que os estoques dos hemocentros, tradicionalmente, apresentam níveis críticos, especialmente após feriados prolongados e no período das férias escolares. Um dos principais objetivos da campanha, que é estimular a participação e a conscientização entre os servidores como exemplo para outras parcerias com o Hemopi, tem sido alcançado
Fonte/Créditos: ALEPI
Comentários: