O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Francisco Limma (PT), discursou da tribuna, durante a sessão plenária desta terça-feira (23), para apresentar números que mostram o crescimento da produção agrícola e pecuária do estado.
A ascensão em segmentos como soja, milho, mel, ovos e pescados tem animado os produtores, segundo o parlamentar.
“Quem percorre esse estado, como nós parlamentares percorremos todos os dias, praticamente, ou todas as semanas, a gente percebe uma mudança no perfil produtivo do nosso estado”, explicou Francisco Limma. O deputado começou destacando a produção de mel orgânico, que coloca o Piauí na liderança do Nordeste e no segundo lugar nacional, conjugando agricultura familiar, que produz 90% do item, e respeito ao meio ambiente.
A produção de ovos também é um exemplo para o parlamentar. Ele detalhou que, nos últimos dez anos, o estado aumentou de 18 milhões de dúzias produzidas para 32 milhões de dúzias, alcançando a autossuficiência no produto. Francisco Limma acredita que isso também vai acontecer com a produção leiteira com o incentivo dado ao cooperativismo.
Na produção de animais, o vice-presidente destacou a produção de camarão, na qual o Piauí ocupa o sexto lugar entre todos os estados, e de peixes, que já cresceu muito, mas que ainda possui bastante potencial. Essa realidade foi possível, segundo Francisco Limma, devido ao apoio do Governo do Estado por meio de subsídios de energia e doação de alevinos.
Apesar de elencar necessidades como melhorias logísticas, atração de agroindústrias e democratização do crédito, o deputado aponta a agropecuária como uma vitrine do Piauí que dá certo e vê isso espelhado na Expoapi. “É um evento que se destaca no Nordeste do Brasil. A nossa pecuária tem, cada vez mais, ocupado espaço significativo dentro da produção da região Nordeste e do nosso estado. De fato, [ela] vem, aos poucos, galgando espaços importantíssimos e atingindo patamares importantes do segmento da nossa área”, comemora Francisco Limma.
Fonte/Créditos: ALEPI
Comentários: