Durante o Fórum Piauí de Inclusão Social, que será realizado no dia 4 de dezembro, em Teresina, um dos destaques da programação será o Mural de Vagas, espaço voltado à divulgação de oportunidades de emprego exclusivas para pessoas com deficiência. A iniciativa busca aproximar empresas que desejam contratar e profissionais com deficiência interessados em ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho.
Para o procurador do Trabalho Igor Costa, coordenador regional da Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho do Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI), o Mural representa uma ação concreta para fortalecer a inclusão. “O Mural de Vagas é uma iniciativa que materializa o propósito do Fórum em transformar o discurso de inclusão em oportunidades reais. Nosso objetivo é que cada vez mais empresas reconheçam o potencial das pessoas com deficiência e assumam seu papel na construção de um mercado de trabalho mais acessível e diverso”, destacou o procurador.
O Mural de Vagas funcionará como uma ponte entre empregadores e trabalhadores, reunindo informações sobre oportunidades disponíveis e permitindo que as empresas se cadastrem para disponibilizar novas vagas durante o evento. A proposta reforça o compromisso do Fórum com a promoção da inclusão, da diversidade e da igualdade de oportunidades no mundo do trabalho.
Os dados reforçam a relevância da iniciativa. Segundo o IBGE, o Piauí tem 9,3% da população com algum tipo de deficiência, o que representa quase 300 mil pessoas, o segundo maior índice do país. Apesar disso, a participação desse público no mercado formal de trabalho ainda é baixa. Em nível nacional, apenas 30% das pessoas com deficiência estão empregadas formalmente, e, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, somente no primeiro semestre de 2025 foram registradas mais de 63 mil contratações de pessoas com deficiência ou reabilitadas.
O Fórum Piauí de Inclusão Social é resultado da parceria entre o Ministério Público do Trabalho no Piauí e diversas instituições públicas e privadas comprometidas com a acessibilidade, a empregabilidade e a transformação social. A expectativa é que o evento reforce o diálogo sobre práticas inclusivas e incentive a criação de políticas efetivas para garantir que todas as pessoas tenham acesso ao trabalho digno e à igualdade de oportunidades
Fonte/Créditos: MPT-PI

Comentários: