Notícias politicas precisas e verdadeiras

MENU

Notícias / ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Assembleia Legislativa do Piauí homenageou personalidades acadêmicas e sociais com cidadania

A solene foi aberta pela deputada Vanessa Tapety e passada ao deputado Francisco Limma, vice-presidente da Alepi

Assembleia Legislativa do Piauí homenageou personalidades acadêmicas e sociais com cidadania
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Assembleia Legislativa do Piauí realizou, na manhã desta quinta-feira (18), no Plenário Deputado Waldemar Macêdo, a entrega do Título de Cidadania Piauiense a Adeodato Ari Cavalcante Salviano, Claudimir Gularte Vieira, Darcet Costa Souza, Josenildo de Souza e Silva, Josenilto Lacerda Vasconcelos e Marlúcia Valéria da Silva.

A solenidade foi aberta pela deputada Vanessa Tapety (MDB) e em seguida transferida para o propositor da homenagem, deputado Francisco Limma (PT), vice-presidente da Casa.

O deputado ressaltou o reconhecimento da Assembleia Legislativa às pessoas homenageadas, destacando suas contribuições para o estado, e agradeceu à presença de todos na cerimônia, mencionando a importância da participação política e o funcionamento da Casa. “Eu gostaria de fazer esses registros porque essas pessoas que são homenageadas hoje, elas não estão aqui recebendo um registro apenas por simbolismo, elas, de fato, estão recebendo o reconhecimento da Assembleia Legislativa por atuarem em prol do desenvolvimento com justiça social, com equidade, com sustentabilidade do nosso querido Estado do Piauí. Então, são piauienses, de fato, e que agora se tornam Piauienses de Direito”, destacou.

A professora Marlúcia Valéria Silva ressaltou que o título representa mais do que reconhecimento profissional no Piauí. Ele simboliza a volta de sua família, com raízes piauienses, ao estado. “O título homenageia a presença e o retorno de todos, incluindo aqueles que já faleceram, reforçando um sentimento de pertencimento familiar e reconhecimento no Piauí’, afirmou.

Josenilto Lacerda Vasconcelos disse que escolheu o Piauí para viver e considera o reconhecimento uma validação de 25 anos de trabalho, sentindo-se agora ainda mais piauiense. “Sou produtor fabricante de cajuína, dentre várias outras coisas que nós fizemos aqui ao longo desses anos. Então, a gente fica agradecido e se sente piauiense de fato e de direito a partir de agora”, concluiu.

Após 12 anos vivendo no Piauí, a homenageada Isabel Mariana expressou sua grande honra em se tornar piauiense.A professora considerou a homenagem um reconhecimento importante de sua trajetória de trabalho e luta, e afirmou que agora se sente realizada. "É um reconhecimento de todo um trabalho, de uma trajetória de luta, principalmente, como militante, como professora. Então, aqui é o meu lugar. Eu estou realizada como, realmente, piauiense”, concluiu.

Trabalhando com apicultura desde 1980, o professor Darcet Costa Souza expressou sua honra em receber o título de cidadão piauiense. Ele falou que se mudou para o Piauí em 1988, atraído pela importância da apicultura no estado. “Tenho me dedicado a formar profissionais, realizar pesquisas e projetos de extensão, contribuindo para o desenvolvimento da apicultura no Piauí, o que me traz grande satisfação”, afirmou.

O professor Adeodato Ari Salviano, que veio para o Piauí há quase 50 anos, manifestou gratidão pela homenagem. O docente trabalhou na formação de centenas de engenheiros agrônomos, como professor, orientador de trabalhos de graduação e de pesquisas científicas. "Eu me considero um privilegiado de ter vindo ao Piauí, onde tive a oportunidade de desenvolver pesquisas importantes, a exemplo da que realizamos em Gilbués, comprovando que, mesmo com o solo degradado, é possível transformar aquela região em uma grande produtora de alimento”, frisou Salviano.

Leia Também:

O professor pernambucano Josenildo de Souza e Silva considera que o Título de Cidadania engrandece os homenageados, além de representar o compromisso de continuar trabalhando com tecnologias baseadas em soluções da natureza, para produzir alimentos saudáveis, formar profissionais de qualidade, trabalho e renda para a população piauiense. “Eu estou extremamente feliz por esse pertencimento a esse estado maravilhoso, que é multicultural, plural e único, que me acolheu, o povo do Piauí, ao qual sou extremamente grato. [...] O Piauí tem praias, mas também tem caatinga, tem cerrado, tem um pouquinho de Mata Atlântica, tem Floresta Amazônica conservada, que traz uma característica única para esse estado, mas, tem, sobretudo, um povo pulsante, que é profundo e que é a raiz desse país”, pontuou Josenildo.

Com atuação em movimentos sociais e morando no Piauí há mais de 20 anos, Claudimir Gularte Vieira, conhecido como Neguinho do MST revelou que  "inicialmente, iria passar seis meses, mas permaneci”. Ele destacou a necessidade de continuar a organizar a classe trabalhadora para um Piauí sustentável, reconhecendo o trabalho do deputado Lima na agroecologia e os desafios da saúde pública. Defendeu ainda um novo modelo de desenvolvimento que respeite a cultura e os valores da sociedade.

A mesa de honra da solenidade contou com Núbia Lopes, secretária de Estado das Relações Sociais, Francisco Sousa, dirigente nacional do MST, Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote - Salipi, Major Fernando Freitas, Nicoles Amaral de Araujo, Ricardo Vernieri, Professora Doutora Nadir do Nascimento Nogueira, reitora da Universidade Federal do Piauí e Francisco Guedes, diretor de Inovação da Secretaria de Administração do Estado Do Piauí (Sead-Pi).


Fonte/Créditos: ALEPI

Comentários:

Paulo Pincel

Publicado por:

Paulo Pincel

Jornalista, criador de conteúdo

Saiba Mais

Veja mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!