Uma proposta de audiência pública para debater a gestão dos recursos hídricos do estado foi lida na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quinta-feira (23). O propositor do debate, deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), afirma que o espaço vai ser importante para discutir como a ação humana tem influenciado a grande seca que assola os piauienses.
“Além das condições naturais adversas, há uma considerável influência das ações humanas, com práticas inadequadas, irregulares e abusivas do uso da água, fatores climáticos, crescimento populacional, mau uso dos recursos hídricos, poluição, que agravam a escassez hídrica e geram prejuízos ao consumo humano, à agricultura, à produção de energia e danos ao meio ambiente”, explica o deputado.
Dr. Marcus Vinícius Kalume detalha que a iniciativa faz parte do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que prevê a articulação entre sociedade civil e poder público para avançar em medidas de proteção aos recursos hídricos.
No requerimento, o parlamentar convida Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Secretaria da Segurança Pública, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria Estadual da Defesa Civil (SEDEC), Conselho Estadual de Meio Ambiente e Conselho Estadual de Recursos Hídricos para a audiência pública.
Demandas para o Norte
A deputada Vanessa Tapety (MDB) também apresentou requerimentos lidos na sessão plenária desta quinta-feira. A parlamentar requereu ao DER-PI (Departamento de Estradas e Rodagem) a continuidade do asfaltamento da rodovia que liga Lagoa Alegre a Cabeceiras do Piauí. O trecho entre a Comunidade Vinagreira e a sede de Cabeceiras do Piauí é o que merece mais atenção. À SASC (Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), ela solicitou a reabertura do Restaurante Popular Maria Jurema, em José de Freitas.
Vetos do Executivo
O Governo do Estado encaminhou mais um veto total a projeto de origem parlamentar. A matéria vetada foi uma iniciativa do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) que obriga a sinalização luminosa retrorrefletiva em todas as caçambas coletoras de entulho utilizadas em vias públicas do estado.
Relacionado a imóveis administrados pelo Executivo, o deputado Rubens Vieira (PT) apresentou Indicativo de Projeto de Lei que busca conceder, gratuitamente, um prédio no Centro de Teresina para a Associação de Mães e Pais Solteiros do Estado do Piauí.
Falta de energia em Beneditinos
O deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) falou, na manhã desta quinta-feira (23), durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí, sobre a sua participação na abertura do Festejo de São Benedito, que ocorre anualmente de 22 de outubro a 1º de novembro em Beneditinos. O evento foi iniciado com uma procissão que reuniu numerosos fiéis e contou com a presença de várias autoridades, mas várias reclamações de falta de energia na cidade foram ouvidas pelo parlamentar.
O vice-líder do Governo ressaltou que a cidade vem sofrendo com constantes quedas de energia. Ele relatou o medo da população e do padre em relação à falta de energia durante as celebrações, mencionando até o uso de um gerador. “Beneditinos passa por uma das mais graves crises de queda de energia da história. O próprio padre estava temendo a queda de energia e teve que usar aquele velho e tradicional gerador para garantir que a missa iniciasse e fosse concluída”, afirmou.
O deputado disse que já conversou com a Equatorial e a empresa já enviou uma equipe para o local, mas ele continuará cobrando soluções. Ele também criticou a falta de ação do Ministério Público em relação às denúncias de falta de energia e água, resultantes de uma CPI realizada há três anos na Alepi.
O deputado pediu apoio ao presidente Severo Eulálio (MDB) para fortalecer a luta contra essa problemática, que afeta diversas cidades e prejudica comerciantes locais. “Eu queria também, senhor presidente, ganhar o apoio de Vossa Excelência, na condição de presidente, você poderia contribuir e reforçar essa luta, que não é a luta do deputado Evaldo Gomes", solicitou.
Comentários: