A sessão de instalação da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) em Pedro II, realizada nesta sexta-feira (24), foi marcada pela homenagem ao decano do do Legislativo, deputado Wilson Brandão (PP), reconhecido como a “memória viva do Poder Legislativo do Piauí”. O parlamentar, que está concluindo o nono mandato consecutivo na Alepi, anunciou recentemente que deixará a vida política.
Aplaudido de pé pela numerosa plateia, Wilson Brandão relatou a emoção pela homenagem recebida, enaltecendo a atuação da Assembleia Legislativa. "São 190 anos de democracia, de debates, de ideias. Cada legislatura escreveu um capítulo deste livro que é o parlamento piauiense. [...] A interiorização da Assembleia simboliza o retorno do parlamento às suas raízes", pontuou.
"Engenheiro elétrico, historiador, bacharel em Direito, Wilson Brandão personifica a multidisciplinariedade necessária ao exercício parlamentar. Sua trajetória na Assembleia Legislativa é exemplo de dedicação. Ocupou vários cargos na Mesa Diretora, presidiu todas as comissões temáticas da Casa, licenciando-se apenas para servir ao Estado em pastas estratégicas. Sua decisão de não buscar um novo mandato marca não o fim de uma carreira, mas a conclusão honrosa de uma missão vivida com excelência, de profundo amor ao Piauí", ressaltou o presidente, Severo Eulálio (MDB).
De acordo com Severo, a instalação da Alepi em Pedro II reforça o compromisso com o desenvolvimento integrado dessa região estratégica para o Piauí e inaugura nova fase, de aproximação e valorização.
Para o presidente da Câmara Municipal de Pedro II, Eugênio Cavalcante, receber a Alepi permite que a voz da população pedrossegundense ecoe ainda mais forte no parlamento estadual. "A presença da Alepi reforça a importância do diálogo, da parceria institucional e da escuta ativa das demandas locais e regionais, rumo à uma política mais participativa", concluiu.
A prefeita Elisabete Brandão agradeceu pela escolha do município para instalação da Alepi no mês de outubro, em que se comemora o aniversário do Piauí.
Já o deputado federal Jadyel Alencar, disse estar honrado e feliz pelo convite para participar da solenidade, em especial pela grande representatividade de Pedro II.
O sendor Marcelo Castro destacou que esta é a quarta solenidade de instalação da Alepi no interior da qual participa e ressaltou a importância de ilustres filhos de Pedro II, que resistiram à ditadura militar.
Na ocasião, 19 personalidades foram agraciadas com a Medalha do Mérito Legislativo por relevantes serviços prestados ao Piauí. "Ser político é motivo de muito orgulho porque o político tem uma coisa que é quase um dom divino, que é interpretar a vontade do povo e transformar em obras concretas. Tudo o que você vê na cidade tem a mão de um político", disse o ex-deputado Robert Rios, que discursou em nome dos homenageados.
Nessa mesma linha, o vice-governador, Themístocles Filho, falou que "tudo que é importante para o Piauí já passou ou ainda vai passar pelo Poder Legislativo do Piauí".
O vice-presidente da Alepi, Francisco Limma (PT), também participou da solenidade, juntamente com os deputados Rubens Vieira (PT), Ziza Carvalho (MDB), Dr Vinícius (PT), Evaldo Gomes (Solidariedade), Tiago Vasconcelos (MDB), Vanessa Tapety (MDB), Marden Menezes (PSD) e Franzé Silva (PT), além dos ex-deputados Mauro Tapety, Antônio Uchôa e Dr. Pinto.
O evento ainda foi prestigiado pela atual prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira; ex-prefeito de Piripiri Luis Meneses; vice-presidente do TCE-PI, conselheiro Kleber Eulálio; secretário estadual de Segurança, Chico Lucas; vice-presidente da subseção da OAB-PI, Adjanne Marciano.
Homenageados:
1. Antônio Monteiro Alves (In Memoriam)
2. Antônio Uchôa de Oliveira
3. Aquiles Nogueira Lima
4. Aristeu Tupinambá Rodrigues (In Memoriam)
5. Gerardo Juraci Campelo Leite (In Memoriam)
6. Gerson Antônio de Araújo Mourão (In Memoriam)
7. José Lourenço de Araújo Mourão (In Memoriam)
8. José Pinto de Mesquita
9. Jovenília Alves de Oliveira Monteiro (Jôve Oliveira)
10. Luís Cavalcante e Menezes
11. Manoel Nogueira Filho (In Memoriam)
12. Manoel Nogueira Lima (In Memoriam)
13. Odival José de Andrade
14. Raimundo da Silva Ribeiro (In Memoriam)
15. Raimundo Holanda Sobrinho (In Memoriam)
16. Robert Rios Magalhães
17. Tertuliano Milton Brandão (In Memoriam)
18. Tertuliano Solon Brandão (In Memoriam)
19. Wilson de Andrade Brandão (In Memoriam)
Fonte/Créditos: ALEPI
Comentários: