A 2ª Promotoria de Justiça de Barras estabeleceu o prazo de 15 (quinze) dias úteis para a anulação integral de um credenciamento aberto pela Prefeitura do município destinado à compra de combustíveis, cujo procedimento previa o uso de recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Por meio da Recomendação Administrativa expedida no dia 22 de outubro, o Ministério Público do Piauí (MPPI) solicita que o município de Barras comprove que todo o combustível adquirido com verbas educacionais no contrato investigado foi destinado exclusivamente ao transporte escolar de alunos da rede pública de educação básica.
O promotor de Justiça Glécio Paulino Setúbal da Cunha e Silva recomenda que o prefeito, o secretário municipal de Educação e o secretário municipal de Administração suspendam quaisquer pagamentos referentes ao credenciamento investigado e aos contratos dele decorrentes. Em caso de descumprimento, os agentes públicos notificados poderão ser responsabilizados por danos ao erário, com fundamento no art. 71, inciso I, da Lei nº 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos).
Após análise do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (Cacop), que detectou indícios de ilegalidades, o MPPI determinou que os autos do Procedimento Preparatório nº 12/2025 sejam remetidos ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).
A recomendação também orienta a implementação de controles internos específicos para garantir a correta aplicação das verbas educacionais no município de Barras, com segregação contábil e acompanhamento sistemático. O município deverá ainda realizar um novo procedimento licitatório na modalidade pregão eletrônico e publicar todas as informações relacionadas ao processo em seu Portal da Transparência.
Fonte/Créditos: MPPI

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