Notícias politicas precisas e verdadeiras

MENU

Notícias / PODERES

Educação do Piauí é destaque nacional com universalização do acesso à pré-escola

Piauí garante matrícula para todas as crianças de 4 e 5 anos, conforme o Plano Nacional de Educação

Educação do Piauí é destaque nacional com universalização do acesso à pré-escola
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um novo levantamento divulgado pelo movimento Todos Pela Educação trouxe um dado histórico para o Piauí: o estado alcançou a universalização da Pré-escola, garantindo matrícula para todas as crianças de 4 e 5 anos, conforme previsto no Plano Nacional de Educação (PNE). Nenhum outro estado brasileiro atingiu esse patamar.

No Brasil, apesar dos avanços, mais de 329 mil crianças nessa faixa etária ainda estão fora da escola no Brasil. O Piauí, nesse contexto, prova que é possível avançar com políticas públicas consistentes e compromisso real com a infância.

Leia Também:

O caso piauiense chama a atenção justamente por estar na contramão desse cenário de desigualdade. O alcance de 100% na meta da Pré-escola é resultado de um esforço coletivo entre estado, municípios e sociedade civil.

“O exemplo do Piauí mostra que é possível avançar”, afirmou Manoela Miranda, gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação.
A conquista coloca o Piauí como exemplo de que, mesmo diante de desafios regionais históricos, é possível assegurar direitos e transformar realidades com planejamento, gestão e compromisso social.

Segundo a gerente de Políticas Educacionais do Todos pela Educação, o Piauí já deu o exemplo e o desafio agora é inspirar o restante do país. Com a universalização da Pré-escola, o estado mostra que a educação pode, sim, ser prioridade absoluta e que investir na primeira infância é investir no futuro de toda a sociedade.

Garantir acesso à Educação Infantil vai muito além do cumprimento de uma meta legal. Significa oferecer às crianças as mesmas oportunidades de desenvolvimento desde os primeiros anos de vida, reduzindo desigualdades que, sem esse direito, se perpetuam por toda a trajetória escolar e social.

O relatório do Todos Pela Educação reforça a necessidade de uma coordenação nacional robusta, capaz de articular União, estados e municípios para expandir a Educação Infantil com qualidade e foco na equidade.

 

(Foto: Alysson Dinis)
(Foto: Alysson Dinis)

Fonte/Créditos: SEDUC

Comentários:

Paulo Pincel

Publicado por:

Paulo Pincel

Jornalista, criador de conteúdo

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!