O governador Rafael Fonteles lançou, nesta quarta-feira (5), o Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância, uma formação inédita voltada à capacitação de gestores e líderes públicos municipais, com objetivo de fortalecer as políticas integradas para a infância no Piauí. O curso será executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV ), em parceria com o Governo do Estado, o Pacto pelas Crianças do Piauí e a Secretaria da Educação (Seduc).
Rafael Fonteles destacou que a capacitação é um dos eixos prioritários de atuação do Pacto pelas Crianças do Piauí e que os municípios têm papel central nessa agenda. “São os municípios que estão na ponta, que fazem a atenção primária em saúde, que são responsáveis pela creche, pré-escola, pela assistência social às crianças em situação de vulnerabilidade, que acompanham diretamente as famílias. Por isso, é tão importante garantir formação e apoio técnico para que cada gestão municipal possa planejar e executar bem suas ações. Quando fortalecemos os municípios com uma formação como essa, de nível internacional, fortalecemos o cuidado com as nossas crianças”, afirmou o governador.
A iniciativa foi inspirada em uma experiência vivenciada em 2023 pela coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles, em Harvard, durante uma formação internacional sobre políticas públicas para a primeira infância. “Retornei de lá com o desejo de compartilhar com lideranças estaduais e municipais as discussões e aprendizados sobre a causa da primeira infância. Já realizamos uma primeira edição com lideranças estaduais, e, agora, esta edição é voltada para lideranças municipais e agentes públicos estratégicos, para que eles possam priorizar a política de primeira infância em seus governos e suas gestões. Acredito que, a partir daqui, vão surgir projetos muito bons para serem desenvolvidos nos municípios”, ressaltou.
Leia Também:
Formação inédita
O curso, executado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV Projetos, é resultado da parceria entre o Governo do Estado, o Pacto pelas Crianças do Piauí e a Secretaria da Educação (Seduc). A formação conta com a participação de representantes de 39 municípios, incluindo 20 prefeitos, 17 primeiras-damas e uma vice-prefeita, além de gestores estaduais, secretários municipais e técnicos de planejamento.
O curso foi estruturado para oferecer aos participantes não apenas conteúdos técnicos, mas também ferramentas práticas que possam ser aplicadas diretamente na gestão pública. A proposta é fortalecer a atuação de prefeitos, primeiras-damas e equipes municipais na construção de políticas cada vez mais eficazes voltadas à primeira infância. Entre os principais temas abordados estão os fundamentos científicos do desenvolvimento infantil, os impactos econômicos do investimento na infância, a intersetorialidade e outros eixos essenciais para a formulação de políticas públicas.
A formação contempla aspectos jurídicos, econômicos e de desenho de políticas, com abordagem executiva e aplicada, garantindo que os participantes tenham condições de transformar o conhecimento em ações concretas. A capacitação terá duração de três semanas para gestores, entre aulas presenciais e virtuais. As aulas presenciais serão realizadas no Centro de Eventos Sucesso, em Teresina.
De acordo com o gerente-executivo da FGV Projetos, Alexis Vargas, o ineditismo do curso está em trazer a agenda da proteção integral da primeira infância para um modelo de cooperação interfederativa, no qual o Estado oferece apoio técnico aos municípios. “Não temos notícia de outro estado que esteja desenvolvendo uma iniciativa tão ampla de integração com os municípios, oferecendo estrutura de apoio técnico, financeiro e também de capacitação, que é o que estamos fazendo aqui. A ideia é que os participantes saiam deste curso com capacidade de criar e implementar grandes projetos em seus municípios”, afirmou o gerente da FGV.
O prefeito de União, Gustavo Medeiros, ressaltou a importância da iniciativa e destacou que o curso contribuirá diretamente para a finalização do Plano Municipal pela Primeira Infância de União. “Estamos finalizando o nosso plano municipal para a primeira infância. Durante esse processo, surgiram algumas dúvidas, e esse espaço de formação e diálogo vai nos capacitar ainda mais. Tenho certeza de que, aqui, vamos interagir, aprimorar o nosso plano e incorporar novas informações que irão fortalecer essa política”, finalizou.
Fonte/Créditos: SECOM





















Comentários: