
A Polícia Federal (PF) detalhou, nesta terça-feira (18), os primeiros resultados da Operação Compliance Zero, que levou à prisão do empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, e resultou em uma das maiores apreensões financeiras já registradas em ações recentes contra crimes do sistema financeiro.
Até o momento, seis pessoas foram presas, quatro em caráter preventivo e duas temporariamente.
Os alvos são suspeitos de participação na fabricação e circulação de títulos de crédito falsos, usados para inflar artificialmente o patrimônio de instituições financeiras e movimentar ativos sem lastro real.
A Justiça determinou o bloqueio de R$ 12,2 bilhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas ligadas ao grupo.


Além das prisões, a operação apreendeu:
- Carros de luxo
- Obras de arte
- Relógios de alto padrão
- R$ 1,6 milhão em dinheiro vivo
Os objetos foram recolhidos durante buscas em endereços residenciais e comerciais, em uma ação coordenada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
Segundo as investigações, o grupo ligado a Vorcaro teria criado carteiras de crédito artificiais e vendido esses títulos a outras instituições financeiras como se fossem ativos reais.
Quando o Banco Central detectou irregularidades, os papéis foram substituídos por outros ativos igualmente duvidosos, numa tentativa de esconder a fraude.
Fonte/Créditos: POLÍCIA FEDERAL
Comentários: