A Caravana TJPI segue firme em sua missão de promover Justiça, inclusão social e cidadania no semiárido piauiense. Nesta edição, sediada em São Raimundo Nonato, a iniciativa oferece uma programação diversificada, com atendimentos gratuitos, atividades educativas, oficinas e palestras que fortalecem os direitos da população e incentivam o diálogo com as comunidades. Clique aqui e confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA!

Atendimentos no Fórum de São Raimundo Nonato
No Fórum Desembargador João Menezes da Silva, a população tem acesso a uma série de serviços essenciais, como atendimentos psicológicos, mediação de conflitos, emissão da 1ª e 2ª via do Registro Civil e reconhecimento de paternidade por meio de exames de DNA.

Já a Justiça Itinerante segue com atendimentos até quinta-feira (16), a partir das 8h, em frente ao Fórum, oferecendo serviços como retificação de registros civis, divórcios consensuais, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros.

Trilha de Direitos nas comunidades quilombolas
Na terça (14) e na quarta-feira (15), o projeto Trilha de Direitos atuou em comunidades quilombolas do município de Dom Inocêncio. A iniciativa promoveu escuta qualificada, atualização de documentos civis, reconhecimento de paternidade, oficinas temáticas e atividades de conscientização. Nesta quinta (16) e sexta-feira (17) as jornadas serão em Fartura do Piauí (Umburama Brava) e Várzea Branca (Lagoa da Caraíba).

A programação conta ainda com palestras ministradas por equipes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).

Educação, saúde e cidadania na Escola Maria de Castro Ribeiro
A Escola Estadual Maria de Castro Ribeiro, em São Raimundo Nonato, também integra as ações da Caravana. Nesta quarta (15), a programação incluiu apresentações do programa Regularizar, da ferramenta SOFia, da Coordenadoria de Precatórios do TJPI e do programa Justo Acesso.

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Aderson Nogueira, destacou a importância da iniciativas para a democratização do Judiciário: “Levar a Justiça até as comunidades mais distantes é garantir dignidade, respeito e cidadania a todos os piauienses. A Caravana TJPI é uma ponte entre o Tribunal e o povo, especialmente aqueles que mais precisam do amparo institucional”, concluiu o presidente.

__________________________________________________________
Fonte/Créditos: TJ-PI
Comentários: