O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, senador licenciado Wellington Dias (PT-PI), rebateu a fake news da atriz Solange Couto, participantes do BBB 26 (reality show da TV Globo), sobre o Bolsa Família, afirmando que o programa do Governo Federal incentiva famílias a tirarem crianças da escola para terem filhos e assim receber o benefício. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestou sobre o comentário infeliz da confinada.
“Eu vi uma pessoa de poder no país, essa distância que a gente está daqui da porta, uma garota dizendo assim: ‘Eu passei para a quinta série, quero completar, mas não sei o quê, mas aqui na cidade não tem…’. Então a pessoa virou e disse assim… eu não vou dizer o nome do benefício… você tem benefícios e é melhor você ter filhos do que estudar. Eu vi, ninguém me contou. Eu estava lá”, afirmou Solange Couto. “É muito difícil quando uma adolescente diz que quer estudar e escuta de uma pessoa mais velha que é melhor que ela procrie por conta de benefício.”, prosseguiu a participante.

O ministro Wellington Dias avaliou a fake news de Solange Couto como uma estreatégia de mídia. “Volta e meia, atacar o Bolsa Família vira estratégia para gerar polêmica e ganhar repercussão. Os fatos são claros, só em 2025, mais de 2 milhões de famílias deixaram o programa porque melhoraram de renda, e mais de 90% dos novos empregos no Brasil vieram de pessoas do Cadastro Único. E é bom lembrar, o Bolsa Família só é pago às famílias que mantêm crianças e adolescentes na escola. Educação é condição, não discurso. Ignorar isso é desinformação ou má fé. Se for dúvida, estamos prontos para esclarecer. Vamos trabalhar. É isso que o Brasil e os brasileiros precisam”, sugeriu o ministro.
O presidente Lula também postou comentário nas redes sociais. O perfil oficial do presidente Lula estampou: “O BBB voltou e tá na boca do povo. Mas ao contrário do que disseram no programa, o Bolsa Família não tira ninguém da escola. Na verdade os filhos menores de 18 que não concluíram a educação básica têm que estar matriculados e indo a 75% das aulas pro benefício ser pago. Ou seja, o Bolsa Família mantém os jovens na escola. E agora, quando chegam no ensino médio, eles podem receber o Pé-de-Meia pra continuar estudando. Não existe oposição entre estudar e receber benefício. Reality show é divertido, mas informação correta é fundamental”, lembrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Fonte/Créditos: Redação
Comentários: