Notícias politicas precisas e verdadeiras

MENU

Notícias / PODERES

Parceria entre Procon/MPPI e MPMG viabiliza ações contra golpes na internet

O objetivo é estabelecer um intercâmbio voltado à prevenção de golpes e fraudes em ambientes digitais

Parceria entre Procon/MPPI e MPMG viabiliza ações contra golpes na internet
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI), participou na quarta-feira (18), de reunião com representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O encontro virtual objetivou estabelecer um intercâmbio institucional voltado à prevenção de golpes e fraudes praticadas em ambientes digitais.

A reunião pode ser considerada uma oportunidade inicial de aproximação entre as duas instituições ministeriais, com foco na troca de experiências e no fortalecimento de estratégias preventivas voltadas à proteção do consumidor. O diálogo contou com a participação do coordenador-geral do Procon/MPPI, promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro, e do coordenador da Coordenadoria de Planejamento Institucional (Copli) do MPMG, promotor de Justiça Rafael Henrique Martins Fernandes, que acaba de retornar de ação promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Viena, dedicada ao enfrentamento de fraudes em escala global.

Durante o debate, foram apresentados dois projetos de destaque: o Alerta Digital, do Procon/MPPI, e o Chegando Junto, do MPMG. O projeto piauiense realiza o monitoramento sistemático de boletins de ocorrência fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI), identificando os golpes mais frequentes e disseminando alertas à população. Já o projeto mineiro utiliza anúncios institucionais direcionados em plataformas de busca para informar o cidadão no momento em que ele realiza pesquisas sensíveis, prevenindo decisões que possam levá-lo a prejuízos financeiros.

Leia Também:

“O intercâmbio com o MPMG fortalece nossas estratégias de atuação preventiva e amplia o alcance das ações informativas desenvolvidas pelo Procon/MPPI”, afirmou Nivaldo Ribeiro.

Segundo Rafael Henrique Martins Fernandes, a iniciativa representa um avanço importante no combate às fraudes digitais. “A união de esforços entre Ministérios Públicos estaduais é fundamental para uma resposta coordenada e efetiva contra os golpes que atingem milhares de brasileiros diariamente. A educação é um dos pilares para o enfrentamento do crescimento dos golpes, e o projeto Alerta Digital vai exatamente ao encontro dessa necessidade. ”

Como encaminhamento, ficou definido que as instituições estabelecerão contato contínuo, com o objetivo de ampliar o compartilhamento de informações, experiências e estratégias de comunicação. A cooperação entre o MPPI e o MPMG reforça o compromisso conjunto de desenvolver ações integradas e sustentáveis de enfrentamento às fraudes digitais.

Fonte/Créditos: MPPI

Comentários:

Paulo Pincel

Publicado por:

Paulo Pincel

Jornalista, criador de conteúdo

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!