Demais Poderes

Unale lança campanha Dezembro Vermelho contra a AIDS e o preconceito

A campanha alerta sobre a o risco de Doenças Sexualmente Transmissíveis

Banner da campanha Dezembro Vermelho

Banner da campanha Dezembro Vermelho Foto: Divulgação/Unale

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) lançou na sexta-feia (27), a campanha "Dezembro Vermelho: Contra as doenças, prevenção. Contra o preconceito, informação", para conscientizar a população sobre a prevenção do HIV. A campanha  ainda alerta sobre a o risco de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

“Em um ano tão difícil para a saúde mundial, por conta da pandemia do Coronavírus, a Secretaria de Saúde da Unale, mais uma vez, atua em prol da quebra de tabus e informação. Temos muito orgulho de ser referência e ter ampliado as campanhas este ano”, salienta a presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (PSD-BA)

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, das 900 mil pessoas com HIV, 766 mil foram diagnosticadas, 594 mil fazem tratamento com antirretroviral e 554 mil não transmitem mais o vírus. O balanço aponta ainda que o número de contaminados continua subindo no país: há um ano, eram 866 mil pessoas. Somente no ano passado, foram notificados 43,9 mil novos casos.

HIV no Brasil - Estima-se que no Brasil, cerca de 135 mil pessoas convivem com o HIV e ainda não sabem que tem a doença. Por isso, é importante que todas as pessoas que tenham vida sexual ativa realizem um teste rápido, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma anônima.

Os testes são feitos de forma rápida e prática e podem ser realizados em qualquer unidade saúde, por meio da coleta de uma gota de sangue ou com fluido oral. O resultado sai em tempo máximo de 30 minutos. O SUS também oferta o teste da sífilis e das hepatites B e C.

Diferença entre HIV e AIDS - Muita gente não sabe a diferença entre Aids e HIV, mas é importante lembrar que a pessoa que tem HIV, não necessariamente tem AIDS. Entenda as diferenças: HIV é o vírus causador da doença AIDS, que ataca o sistema imunológico e afeta a capacidade de o organismo se defender. O vírus altera o DNA das células de defesa, faz cópias de si mesmo e se multiplica no organismo, atacando ainda mais o sistema imunológico e continuando a infecção pelo corpo. Por outro lado, a AIDS é a manifestação do vírus HIV.

É possível, portanto, que a pessoa tenha o vírus, mas não desenvolva a doença. Ou seja, uma pessoa pode ser HIV positivo/soropositivo, mas não ser aidético, inclusive, vale ressaltar que há pacientes soropositivos que passam anos sem ter os sintomas e sem desenvolver a doença.

Prevenção e tratamento – A única forma de prevenir a doença é através do uso de preservativos, assim como qualquer outra DST. Apesar de ainda não existir cura, a doença pode ser controlada, por meio de medicamentos fornecidos SUS. O tratamento correto também pode ser usado como uma forma de prevenção muito eficaz, pois evita a transmissão do HIV por via sexual.

Para ter acesso a todo o nosso material da campanha Dezembro Vermelho, basta clicar aqui.

Fonte: Unale

Dê sua opinião: