Acompanhar a esposa, que precisou de ajuda especial no NMDER após ser diagnosticada com hipertensão no segundo mês de gestação, e estar presente no momento do nascimento de Maria do Céu e, era mais que uma simples obrigação para Marcelo. “O elo com minhas filhas já começa desde a gestação. Criei força através disso, acompanhando da consulta até o nono mês. Depois que nasce é mais presente ainda”, enfatiza.
Além do vínculo com as filhas, Marcelo ressalta que participar de todas as etapas gestacionais também é uma forma de dividir e compartilhar os medos da esposa. No dia do parto, fez questão de estar ao lado, segurando a mão de Anatalha. “Fiquei tranquilo, porque tinha que passar força para minha esposa, que já estava nervosa. Dois nervosos não daria certo, então tinha que mostrar força. Tentei fazer o máximo que pude”, pontua.
A experiência de Marcelo é reflexo de uma política adotada pela NMDER, a maior maternidade pública do Brasil, que incentiva e viabiliza a presença ativa dos pais em todas as etapas do cuidado com mãe e bebê , desde a primeira consulta até o acompanhamento nos primeiros anos de vida. “É uma estrutura muito grande. Todos os funcionários nos atenderam com total dedicação. Aqui tem de um tudo”, enfatiza.
Leia Também:
Estrutura e serviços de referência
A NMDER é uma unidade de saúde referência em atendimento a gestantes e bebês de 0 a 2 anos de alto risco, por meio da oferta de serviços de saúde especializados de qualidade e totalmente custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com equipamentos de alta tecnologia, a estruturação da Nova Maternidade é baseada no mais alto padrão de conforto e segurança para atender casos de alta complexidade.
Com quase 300 leitos, seis salas no Centro Cirúrgico, três salas no Centro de Parto Normal (CPN) e 9 salas de quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério), a NMDER oferece o “Circuito Materno e Infantil” com assistência ambulatorial completa de equipes multiprofissionais formadas por obstetras, pediatras, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e técnicos de enfermagem.
O serviço dispõe de exames como ultrassonografia, cardiotocografia, raio-x, tomografia e eletrocardiograma, e consultas em especialidades como cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, hematologia, neurologia, neuropediatria, neurocirurgia, pneumopediatria, cardiopediatria e gastropediatria. No âmbito hospitalar, a NMDER mantém atendimento de urgência e emergência obstétrica de alto risco 24 horas por dia para pacientes 100% reguladas.

Pai presente, família fortalecida
Para Marcelo, a estrutura oferecida pela maternidade foi essencial para que a esposa tivesse acesso a um atendimento mais humanizado durante toda a gestação e para que ele também se sentisse como parte ativa da jornada especial. “Ela foi acompanhada pelo neurologista, pela obstetra e participou do Circuito Materno e Infantil. Eu estava junto com ela em todas as consultas. Tudo que ela participou aqui eu estava junto”, disse.
A direção da NMDER reforça que a presença paterna em todas as etapas da gestação contribui para a saúde emocional da mãe, para o desenvolvimento do bebê e para a criação de um ambiente de apoio desde o pré-natal. “É fundamental essa participação paterna, desde a primeira consulta até o início da vida em família”, finaliza Carmen Viana, diretora-geral da unidade.

Fonte/Créditos: SECOM
Comentários: