O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, estará em Santiago, capital do Chile, entre terça (25.03) e quinta-feira (27.03), para participar da 65ª Reunião Anual do Conselho de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Durante sua visita ao país vizinho, o ministro terá uma agenda extensa. A programação inclui seminários técnicos, painéis de discussão e reuniões bilaterais voltadas ao fortalecimento de parcerias e à busca por soluções inovadoras para desafios sociais. Além disso, Dias compartilhará com o BID dados sobre o Programa Acredita, case de sucesso do governo brasileiro que já beneficiou mais de 155 mil empreendedores brasileiros, totalizando R$ 2,8 bilhões em crédito.
Na terça-feira (25.03), Wellington Dias se reunirá com o diretor da área de Desenvolvimento Social da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Alberto Arenas. Em 2025, o Brasil assumirá a presidência da Mesa Diretiva da CEPAL e sediará a Conferência Regional de Desenvolvimento Social, em Brasília, de 1 a 4 de setembro.
Na quarta-feira (26/03), os compromissos começam 8h30, quando o ministro terá um encontro com Claudio Nicolás Castro Salas, prefeito da comuna de Renca, na Região Metropolitana de Santiago. Em Renca, Dias conhecerá iniciativas locais que estão em sintonia com a Política de Cuidados do governo brasileiro, como experiências envolvendo o cuidado de crianças com deficiência e o suporte para as cuidadoras.
Em seguida, às 11h30, participará de uma reunião bilateral com o presidente do BID, Ilan Goldfajn. A reunião abordará temas de colaboração em proteção social e iniciativas como a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza e o Programa Acredita, com ênfase para o eixo 1, o Acredita no Primeiro Passo. Um protocolo de cooperação deve ser assinado entre o MDS e a instituição financeira.
Das 14h às 15h30, acompanhará o seminário “Inovar para Erradicar – como a tecnologia pode eliminar a pobreza”. A partir das 16h, participará do painel “Protegendo os Vulneráveis: Construindo Resiliência Contra Crises Crescentes”, ao lado de especialistas como Esther Duflo, Prêmio Nobel de Economia; Kirk Humphrey, ministro de Barbados; e Carolina Trivelli, ex-ministra do Peru. Na ocasião, o ministro destacará a experiência brasileira em proteção social, com ênfase no Cadastro Único e nas ações emergenciais realizadas durante as enchentes no Rio Grande do Sul.
Fonte/Créditos: MDS
Créditos (Imagem de capa): MDS
Comentários: