O deputado Gustavo Neiva (PP), durante a sessão plenária desta terça-feira (14) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), criticou o Governo do Estado por, em suas palavras, mostrar um Piauí que não existe e esquecer de ajudar a população no básico, como no acesso à água.
“Temos dois Piauís: o da propaganda, com porto, hidrovia, inteligência artificial, o Piauí próspero, desenvolvido, o bom de se viver. E o Piauí real: o da sede, onde não existe água nas torneiras. Água é um direito básico, que com a privatização da Agespisa foi retirado do povo”, afirmou.
O parlamentar expôs que grande parcela da população depende de carros-pipa para sobreviver e que com a privatização da Agespisa “as coisas pioraram sensivelmente”. Neiva relatou que muitos prefeitos estão entrando na justiça, pois “estão vendo seus munícipes padecendo por falta de água”.
Gustavo Neiva ainda repercutiu matéria publicada no site UOL que aponta, a partir de dados do IBGE, que 40% da população do Piauí vive em insegurança alimentar. “Que Piauí queremos? O da propaganda ou o da água encanada, da saúde pública e da educação?”, questionou.
Adutora – O deputado Francisco Limma (PT), logo após a fala de Gustavo Neiva, comemorou a inserção da adutora da Serra da Capivara no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciada na segunda-feira (13).
O vice-presidente da Alepi explicou que São Raimundo Nonato e mais “oito ou nove municípios” serão beneficiados. “Com o apoio do presidente Lula, do governador Rafael Fonteles e da bancada federal esse sonho começa a se tornar realidade”, comemorou.
Prefeituras e acesso à água – O deputado Henrique Pires (MDB), durante os pequenos avisos da sessão plenária, afirmou que, a promessa do ministro da Casa Civil, Rui Costa, feita na semana passada, de que o orçamento para saneamento, abastecimento de água e drenagem seria destravado não se concretizou. Por isso, ele recomendou às Procuradorias dos municípios que entrem com ações na Justiça Federal contra a União para que as obras possam ter continuidade. “É triste fazer um anúncio desse, mas não resta outro caminho que buscar a Justiça”, afirmou.
Radioterapia em Parnaíba - O deputado Dr. Hélio (MDB) comemorou a implantação do serviço de radioterapia no Hospital Marques Basto (HMB), na cidade de Parnaíba. O tratamento realizado na região vai facilitar o acesso dos pacientes e diminuir as transferências a Teresina.
Dr. Hélio disse que em poucos dias já foi possível ver os avanços. “Observamos que dentro de uma semana a Dra. Dandara encaminhou para o serviço de oncologia, para o Hospital Marques Basto, 130 pacientes. [...] Eles eram encaminhados para Teresina, mas devido a dificuldades não conseguiam fazer o tratamento conforme indicação médica”, relatou.
O parlamentar disse que está bastante animado e emocionado pela possibilidade de os pacientes da região terem facilitado o acesso ao tratamento oncológico; ainda agradeceu ao Ministério da Saúde e enalteceu o Sistema Único de Saúde (SUS).
Viagens - Ainda no pequeno expediente, os deputados relataram as visitas que fizeram aos municípios do interior do estado nos últimos dias. O líder do governo, Dr. Vinícius (PT), esteve em Campo Maior para participar da Festa do Dia das Crianças na Igreja de Fátima. O parlamentar também visitou o Santuário do Rosário para avaliar o telhado e a possibilidade de instalação de um painel de energia solar e o 15º Batalhão da Polícia Militar, onde viu a necessidade de fortalecer a Brigada de Incêndios e vai apresentar a demanda ao secretário de Segurança Chico Lucas.
Já Tiago Vasconcelos (MDB) relatou visita a Valença do Piauí, onde esteve acompanhando o governador Rafael Fonteles na inauguração de obras como a recuperação de trecho da PI-120, a inauguração de uma escola e a 1ª etapa da reforma do Hospital Regional Eustáquio Portela.
Agricultura familiar em Angical - Em Angical, a visita foi da deputada Elisângela Moura (PCdoB), que participou de mais uma Feira da Agricultura Familiar. “Quero dizer a cada uma das nossas cidades que se organizem e que estamos à disposição, pois entendemos que quem não vive da agricultura familiar, depende dela”, afirmou a parlamentar. Ela também esteve em União tratando sobre o Projeto Pilares 2, que fomenta as pessoas do campo a gerarem renda em suas comunidades e municípios.
Fonte/Créditos: ALEPI
Comentários: