Mais de 250 pessoas atuarão como observadoras nacionais nas Eleições Municipais 2024
A Assembleia Legislativa do Piauí realizou sessão solene na manhã de segunda-feira (23), em homenagem aos 30 anos de fundação da Federação das APAES (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Piauí. O requerimento é de autoria do deputado e presidente do Poder Legislativo, Franzé Silva (PT).
Em seu discurso, o presidente Franzé Silva lembrou que a desde 2003, na gestão do ex-governador, Wellington Dias e da ex-deputada Rejane Dias, foi implantada uma política de atendimento organizada em na capital e no interior do estado, levando a sociedade a importância do trabalho social que é desenvolvido pelas APAES.
Ressaltou que tem buscado uma ação mais direta de recurso financeiros para esta área, e que mesmo diante tantas dificuldades , as APAES continuam cumprindo a sua missão de atendimento às famílias. “Precisamos festejar as vitórias, embora não sejam completas , mas a cada vez que que existe um atendimento à uma criança , um jovem e as vezes um adulto, eles encontram apoio através de um trabalho magnífico pelo pela APAE”, afirmou.
O deputado disse ainda, que está em andamento um projeto do governo do Estado de incentivo financeiros através de aumento o ICMS, para os municípios que desenvolvam ações sociais âmbitos ambiental, saúde e educação, será implantado até ao final deste ano.
A presidente da Federação das APAES do Piauí, Keyla Santana, afirmou que o momento era de alegria pela comemoração dos 30 anos da Federação. Atualmente existem 45 APAES em todo o Piauí, que estão em busca de parcerias para melhor contemplar o público com são pessoas com deficiência.
O vice - presidente das APAES do Piauí , Nilson Alves Ferreira, também usou a tribuna e parabenizar os serviços de excelência que a APAE vem desenvolvendo. Lembrou que está faltando às entidades acessarem mais os direitos já adquiridos pela de Lei Brasileira de Inclusão (LBI). “Não estamos sendo contemplados daquilo que já é nosso. È uma oportunidade de levantar a nossa bandeira dos nossos direitos”, frisou Nilson Alves.
A sessão também teve participação do Secretario Estadual Para Inclusão da Pessoa com Deficiência – SEID, Mauro Eduardo. Ele destacou que o Governo do Piauí tem desenvolvido com maestria o suporte necessário junto ao Governo federal para a valorização e capacitação das normas, do Ministério da Saúde para o incremento financeiro mensal, aos municípios que já atendem pessoas com deficiências.
A mesa de hora foi composta pelo Secretário Estadual Para Inclusão da Pessoa Com Deficiência, Mauro Eduardo Cardoso e Silva, Secretária do Desenvolvimento Econômico do Piauí, deputada Janaína Marques, Presidente das APAES do Piauí, Keyla Linez de Vasconcelos Santana, Coordenador Estadual de Artes , José Claudio, representado os Coordenadores Estaduais do Piauí.
Dê sua opinião: