Notícias politicas precisas e verdadeiras

MENU

Notícias / MUNICÍPIOS

MPPI e Prefeitura de Simões firmam acordo para reestruturação de hospital municipal

TAC prevê a regularização integral das condições estruturais, sanitárias e assistenciais do Hospital Zuca Batista

MPPI e Prefeitura de Simões firmam acordo para reestruturação de hospital municipal
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da Promotoria de Justiça de Simões, celebrou, na quarta-feira (18), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura Municipal visando a regularização integral das condições estruturais, sanitárias e assistenciais do Hospital Municipal Zuca Batista.

O TAC estabelece obrigações para assegurar o funcionamento sem riscos à integridade física de pacientes e profissionais, além de adequações no fluxo de atendimento, a conclusão das obras de reforma e ampliação, com a entrega de instalações que cumpram as normas técnicas de saúde, e a regularização funcional do Centro de Material e Esterilização (CME) e das unidades de internação.

O acordo prevê, entre diversos pontos, que o município terá que, em até 48 horas, cessar o atendimento de pacientes em locais inapropriados, como cadeiras, poltronas ou macas improvisadas em corredores por insuficiência de leitos. Além disso, também deverá concluir, em 240 dias, a reforma integral das enfermarias interditadas, bem como a reforma e ampliação da lavanderia hospitalar e do Centro de Material e Esterilziação (CME), garantindo um fluxo unidirecional para evitar contaminação cruzada.

Leia Também:

Outro ponto do documento é voltado para a garantia da presença física de profissionais da saúde (médicos e enfermeiros) conforme escalas de plantão, com registro de ponto eletrônico ou biométrico, manter estoque regular de medicamentos e insumos básicos, e implementar, em até 60 dias, o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

“O Ministério Público realizará o monitoramento mensal do progresso das cláusulas firmadas neste acordo. Importante ressaltar que, a celebração deste TAC demonstra que, por meio de uma postura resolutiva e do diálogo institucional, é possível construir caminhos para a melhoria do serviço público. O compromisso firmado pelo Município é um passo fundamental para que os cidadãos de Simões tenham acesso à saúde digna e segura”, pontuou o Promotor de Justiça Antonio Braz Rolim Filho.


MPPI realiza visitas institucionais às forças de segurança, ao CRAS e ao Conselho Tutelar de Fronteiras

Imagem do promotor de Justiça de pé ao lado dos conselheiros tutelares. Eles estão na frente do prédio do conselho tutelar

O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da Promotoria de Justiça de Fronteiras, realizou visitas institucionais a órgãos de segurança pública e da rede de proteção social do município, nos dias 16 e 17 de março de 2026.

Na terça-feira (17), o promotor de Justiça substituto Fernando Brandão Cruz esteve na 2ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar e na Delegacia de Polícia Civil de Fronteiras. Ele foi recebido pelo comandante da Companhia, capitão Souza Torres, e pelo delegado de Polícia Civil Carlos Henrique.

Durante a visita, foram coletadas informações e dados relacionados ao controle externo da atividade policial, além da realização de inspeções nas instalações da Polícia Militar e da Delegacia. Segundo o representante do MPPI, a iniciativa reforça o compromisso institucional do Ministério Público com o acompanhamento das atividades de segurança pública e evidencia a importância da atuação integrada entre as instituições. A ação também fortalece a parceria entre o MPPI e as forças de segurança, com foco na melhoria da prestação de serviços à sociedade piauiense.

Imagem do promotor de Justiça ladeado pelo comandante da Polícia militar e pelo delegado da polícia civil


Na tarde da segunda-feira (16), os representantes do MPPI também visitaram as sedes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Conselho Tutelar do município. O promotor de Justiça foi recebido pela secretária municipal de Assistência Social, Eudiná Ribeiro, além de servidores e colaboradores dos órgãos.

A agenda teve como objetivo fortalecer os laços institucionais, acompanhar de perto as atividades desenvolvidas e reforçar a atuação integrada da rede de proteção social. Durante a visita, o promotor destacou a importância do diálogo permanente entre os órgãos que compõem a rede de proteção.

“Nossa intenção é estreitar a comunicação com as instituições que integram a rede, reafirmando o compromisso do Ministério Público com a efetividade das políticas públicas e com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A atuação integrada é fundamental para que as ações sejam mais resolutivas e eficazes”, afirmou.

Imagem do promotor de Justiça de pé sorrindo e ladeado pelos servidores que fazem parte do CRAS de Fronteiras

No Conselho Tutelar, também foi realizada reunião voltada ao fortalecimento da atuação conjunta. Foram discutidos temas como as atribuições de cada órgão, os direitos e deveres de crianças e adolescentes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a responsabilidade compartilhada entre família, escola e Estado, além das consequências legais decorrentes da violação desses direitos.


MPPI obtém decisão judicial que obriga retirada imediata de animais soltos em Avelino Lopes e na rodovia PI-255

MPPI obtém decisão judicial em Avelino Lopes

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da Promotoria de Justiça de Avelino Lopes, obteve, na quarta-feira (18), o deferimento de um pedido de tutela provisória de urgência que solicita a retirada de animais soltos nas vias urbanas do município de Avelino Lopes e na PI-255. O pedido foi incluído em uma Ação Civil Pública ajuizada pelo promotor de Justiça Luciano Lopes Sales com o objetivo de prevenir acidentes de trânsito na região.

A decisão judicial estabelece um prazo de 30 dias para que o município de Avelino Lopes adote medidas emergenciais de fiscalização e de recolhimento de animais de pequeno e grande porte flagrados em circulação na zona urbana. A decisão também estabeleceu um prazo de 15 dias para que o poder público estadual comprove medidas de segurança adotadas em trechos da PI-255.

Ao acolher o pedido, o juiz Ivanildo Ferreira dos Santos, da Vara Única da Comarca de Avelino Lopes, destacou os casos recentes de acidentes automobilísticos com vítimas fatais na região. Além do recolhimento de animais, a Ação Civil Pública solicitou medidas administrativas que garantam a preservação da saúde pública, do meio ambiente e do bem-estar animal.

De acordo com a decisão, o município de Avelino Lopes deve informar sobre a existência de estrutura disponível para fiscalizar e recolher animais de médio e grande porte. Além disso, precisa indicar se existe local destinado à guarda e apreensão desses animais e detalhar o número de servidores, veículos e equipamentos disponíveis para essa finalidade. O poder público municipal deve, ainda, apresentar um Plano Municipal de Controle de Animais de Médio e Grande Porte e desenvolver ações informativas e de conscientização da população local.

A decisão fixou uma multa diária de R$ 10 mil, que pode alcançar o valor limite de R$ 1 milhão, em caso de descumprimento injustificado das obrigações emergenciais descritas.


Fonte/Créditos: MPPI

Comentários:

Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!