O Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) realizou, nesta sexta-feira, 24, a entrega de equipamentos à Universidade Federal do Piauí (UFPI), destinados a fortalecer a estrutura e a qualidade do ensino superior no estado. Foram doados oito projetores multimídias e 12 ar-condicionados split 12 mil BTUs.
A solenidade de entrega contou com a presença dos procuradores do Trabalho Edno Moura e Carlos Henrique Leite, autores das destinações que possibilitaram o repasse dos bens. Os equipamentos foram adquiridos com recursos provenientes de multas e indenizações aplicadas pelo MPT em ações contra empregadores que cometeram irregularidades trabalhistas.

Segundo o procurador do Trabalho Edno Moura, a iniciativa reforça o compromisso institucional do MPT com o desenvolvimento social e educacional do Piauí. “As destinações de recursos permitem transformar sanções aplicadas a empregadores infratores em benefícios concretos para a sociedade. Ao investir na educação, contribuímos para formar profissionais mais conscientes e preparados para o mundo do trabalho. Ações deste tipo, são gratificantes porque a gente tem certeza de que as destinações vão servir a sociedade”, destacou.
O procurador Carlos Henrique Leite também ressaltou o papel estratégico das parcerias com instituições públicas de ensino. “A UFPI é uma instituição de referência no estado, e esses equipamentos certamente terão impacto positivo em projetos de ensino, pesquisa e extensão que alcançam toda a comunidade”, afirmou.

A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, destacou que a instituição está sempre buscando parcerias para melhorar a infraestrutura da Universidade para proporcionar um ensino de mais qualidade e condições melhores para professores, alunos e servidores. “Sem essas parcerias, estaríamos limitados porque o orçamento da Universidade não permite fazermos tudo de uma vez. Essas doações do MPT são de itens extremamente importantes para a nossa universidade e para o dia a dia de professores e alunos”, salientou.
Presente na solenidade, o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Sait, destacou a felicidade da Universidade em receber os equipamentos. “São dois tipos de equipamentos fundamentais para o desempenho, com impacto direto para o aprendizado dos alunos em sala de aula”, pontuou. O pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Marcos Lira, destacou que parte significativa do orçamento da instituição é destinado ao custeio, sobrando pouco para os investimentos em infraestrutura. “Por isso, não temos medido esforços em buscar parcerias com outras instituições para viabilizarmos os recursos que necessitamos para melhorar a qualidade do ensino e da infraestrutura das salas de aula”, completou.

As destinações de recursos realizadas pelo MPT seguem critérios de interesse público e têm como objetivo promover o bem coletivo, revertendo valores de penalidades trabalhistas em ações que fortaleçam áreas essenciais como educação, saúde, segurança e inclusão social. Hugo Miranda, advogado da empresa que foi responsável pela aquisição dos equipamentos, destacou que a iniciativa do MPT em doar os valores provenientes das multas à Universidade tem impacto positivo. “Nós, da empresa, ficamos muito felizes em poder ver que essas destinações vêm para a universidade, que é uma instituição de ensino com respaldo e que reverterá esse benefício para toda a sociedade”, disse.

Com a doação, o MPT reafirma seu compromisso com o uso responsável e socialmente transformador dos recursos públicos, contribuindo para toda a sociedade. Participaram ainda da solenidade a pró-reitora de Administração, Larissa Naiana Mendes, Hugo Marinne Silva, diretor Administrativo, Sânmya Patrícia Silva, chefe da Divisão de Patrimônio da UFPI.
Comentários: