Notícias politicas precisas e verdadeiras

MENU

Notícias / MUNICÍPIOS

Governo e municípios do litoral reforçam ações de proteção após chuvas

Presentes as prefeituras de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia

Governo e municípios do litoral reforçam ações de proteção  após chuvas
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
 

O Governo do Piauí, por meio das secretaria da Segurança Pública e da Assistência Social e Cidadania, realizou nesta sexta-feira (30), na sede do Comando do Corpo de Bombeiros Militar, em Parnaíba, uma reunião com representantes das prefeituras de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia. O encontro teve como objetivo traçar estratégias integradas para a preservação de vidas diante do período de chuvas intensas no litoral piauiense.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel José Rego, a proposta é fortalecer as ações preventivas. “A ideia é fazer um trabalho prévio, indicando as melhores formas de atuação para evitar o sofrimento da população”, ressaltou.

Durante a reunião, o secretário da Assistência Social, João de Deus, orientou os municípios sobre os procedimentos necessários para a solicitação de apoio em situações de emergência, buscando alinhar entendimentos e reduzir entraves burocráticos. Ele também colocou a equipe da pasta à disposição para dialogar com as secretarias municipais de assistência social, viabilizando benefícios como auxílio-moradia e a distribuição de cestas básicas, com o objetivo de minimizar os impactos às famílias afetadas.

Leia Também:

Foto: Ascom SSP

Na oportunidade, o secretário reforçou que, para a concessão desses benefícios, é indispensável o decreto de situação de emergência ou de calamidade por parte dos municípios.

“Temos intervenções emergenciais, nas quais o Corpo de Bombeiros atua diretamente para salvar vidas, e também ações voltadas para soluções futuras, como é o caso da região do piscinão, em Parnaíba. Contamos com o apoio dos municípios, por meio de projetos, para resolver esses problemas a médio prazo”, afirmou João de Deus.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, alertou para a previsão de grande volume de chuvas nos meses de março e abril e destacou o uso de ferramentas tecnológicas para orientar a população.

“Vamos treinar a utilização do Waze como plataforma de navegação e orientação de tráfego, para que as pessoas possam se deslocar com mais segurança e evitem ruas que se tornam verdadeiras armadilhas durante enxurradas e alagamentos”, explicou o diretor.

Orientações à população

Em caso de emergência, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelos números 190 ou 193. Quem ainda não recebe os alertas pode enviar o nome e o CEP da rua onde reside para o número 4099, a fim de receber informações preventivas sobre as chuvas.

Fonte/Créditos: Secom

Comentários:

Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!