Notícias politicas precisas e verdadeiras

MENU

Notícias / PODERES

MDS e Visa ampliam parceria para capacitar mulheres empreendedoras

Projeto “Renda e Futuro” capacitou 180 mulheres do Cadastro Único em empreendedorismo, educação financeira e gestão de negócios

MDS e Visa ampliam parceria para capacitar mulheres empreendedoras
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
WhatsApp Image 2026-03-13 at 16.35.07.jpeg


O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou nesta sexta-feira (13.03), em Teresina, do encerramento da segunda edição do projeto Renda e Futuro. A iniciativa integra o Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Visa, no âmbito do programa Acredita no Primeiro Passo, em parceria com o Instituto Rede Mulher Empreendedora.

Realizado no Metropolitan Hotel, o evento reuniu mulheres empreendedoras inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e marcou a conclusão de um ciclo de capacitação voltado ao fortalecimento de pequenos negócios e à promoção da autonomia econômica.

Ao todo, 180 mulheres participaram da formação, que incluiu conteúdos de empreendedorismo, educação financeira, gestão de negócios e estratégias de comercialização. Entre as participantes, 30 empreendedoras foram selecionadas para uma etapa adicional de mentoria.

Durante o encerramento, as 30 finalistas receberam capital semente de R$ 1.300 cada, concedido pela Visa, como incentivo inicial para impulsionar seus empreendimentos.

Leia Também:

Segundo o ministro Wellington Dias, a participação da iniciativa privada fortalece a estratégia de inclusão produtiva do programa. “Cada empresa que se soma ao Acredita no Primeiro Passo amplia a rede de oportunidades para milhares de brasileiros. Nosso objetivo é apoiar quem quer empreender, trabalhar e melhorar de vida, garantindo acesso à qualificação e às condições necessárias para que os negócios possam crescer”, destacou.

Para Gustavo Noman, vice-presidente de Relações Governamentais da Visa, a parceria reforça o compromisso da empresa com a inclusão financeira. “É motivo de orgulho participar dessa iniciativa ao lado do governo. A inclusão financeira e a inclusão produtiva fazem parte do nosso DNA. O programa reúne capacitação e geração de renda, tendo o empreendedorismo como vetor de desenvolvimento”, afirmou.

Uma das participantes do projeto, Sônia Regina Rodrigues de Sousa, destacou a importância da iniciativa para ampliar oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade. “Não é fácil empreender. Muitas mulheres encontram portas fechadas. Programas como este nos ajudam a conquistar autonomia financeira e novas oportunidades de vida”, relatou.

Inclusão produtiva

Durante a solenidade, o MDS também assinou um Protocolo de Intenções com a empresa de meios de pagamento Cielo, formalizando a adesão da companhia ao programa Acredita no Primeiro Passo. 

A parceria prevê a ampliação de ações voltadas à qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e geração de trabalho e renda para pessoas inscritas no Cadastro Único.

Entre as iniciativas anunciadas está a oferta de bolsas de estudo em cursos de inglês para beneficiários do CadÚnico, ampliando as oportunidades de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

O ministro Wellington Dias destacou que a união entre governo, empresas e organizações da sociedade civil é essencial para ampliar oportunidades de inclusão produtiva no país. “Quando o poder público se une à iniciativa privada e à sociedade civil, conseguimos chegar mais longe e transformar vidas. Essas parcerias ampliam o acesso à qualificação, ao conhecimento e a oportunidades reais de geração de renda”, afirmou.

Para Renato Kindi Noda, gerente executivo de Relações Governamentais da Cielo, iniciativas conjuntas são fundamentais para ampliar o impacto social. “Quando setor público e privado caminham juntos, os resultados chegam mais rapidamente a quem precisa. Esse apoio ajuda a tornar a jornada do empreendedor mais simples e fortalece os negócios”, afirmou.

WhatsApp Image 2026-03-13 at 16.35.09.jpeg
 
WhatsApp Image 2026-03-13 at 16.35.04 (1).jpeg
 
WhatsApp Image 2026-03-13 at 16.35.04.jpeg
 
WhatsApp Image 2026-03-13 at 16.35.03.jpeg
 
WhatsApp Image 2026-03-13 at 16.35.10.jpeg
 

 

Fonte/Créditos: MDS

Comentários:

Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!