Notícias politicas precisas e verdadeiras

MENU

Notícias / PODERES

Equipe econômica do governo discute elaboração do Orçamento 2026 e fluxo de caixa do Estado

Comissão de Gestão Financeira se reuniu para alinhar medidas para equilíbrio fiscal e transparência

Equipe econômica do governo discute elaboração do Orçamento 2026 e fluxo de caixa do Estado
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
 
A Comissão de Gestão Financeira e Gestão por Resultados (CGFR) se reuniu na quarta-feira (24) para avaliar e alinhar medidas relacionadas ao equilíbrio fiscal e à transparência nos gastos públicos do Estado do Piauí. O encontro contou com representantes de órgãos estaduais e abordou temas centrais para o planejamento das contas do governo.

Entre os pontos discutidos estiveram: a elaboração do Orçamento de 2026 pela Seplan; o tratamento das estatais no orçamento de investimentos; a situação contábil, orçamentária e fiscal das empresas estatais; a execução orçamentária do último quadrimestre de 2025; além da análise do fluxo de caixa programado para o período de setembro a dezembro. Também entraram em pauta o relatório da CGE sobre ponto eletrônico de terceirizados, a renegociação de dívidas com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e o Banco do Brasil, a nova operação de crédito ProMais, a securitização da dívida ativa e o relatório da fonte Tesouro até agosto.


O secretário da Fazenda, Emílio Júnior, destacou que as deliberações da comissão são fundamentais para assegurar a responsabilidade fiscal e o uso eficiente dos recursos públicos. “Essas decisões permitem que o Estado mantenha o equilíbrio das contas e, ao mesmo tempo, garanta condições de investimento em áreas essenciais, como saúde, educação, segurança e infraestrutura. O impacto chega direto à população, por meio de serviços mais eficientes e de obras que melhoram a qualidade de vida dos piauienses”, afirmou o gestor.

Leia Também:


A CGFR é responsável por estabelecer diretrizes e prioridades para a aplicação dos recursos estaduais e pela aprovação de grandes projetos, funcionando como instrumento de governança para que as ações do governo mantenham sustentabilidade fiscal e transparência na gestão. Além do gestor da Sefaz, que preside a CGFR, a Seplan, Segov, Sead e PGE também participam da comissão.


Fonte/Créditos: SECOM

Comentários:

Paulo Pincel

Publicado por:

Paulo Pincel

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!