
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai realizar, agora em novembro, obras de reforço da estrutura da ponte Juscelino Kubitschek, que liga a Avenida Frei Serafim, no Centro, à Avenida João XXIII, na zona Leste de Teresina. Será reforçados os pilares, vigas e aparelhos de apoio da ponte. A ponte foi inaugurada em 1972 pelo então governador Alberto Silva.
Segundo o DNIT, será executados os serviços de limpeza e aplicação de uma camada fina de cimento, para melhorar a aderência do concreto antigo com o novo; fortalecer os ossos da ponte, usando um concreto mais resistente para suportar melhor o peso e evitar falhas estruturais; instalação de tirantes com intuito de redistribuir os esforços e evitando sobrecargas nos pontos e troca das articulações e amortecedores da ponte, garantindo que ela continue segura, flexível e durável.
“Essa obra está sendo contratada pelo Regime Diferenciado de Contratações Integrado (RDCi), onde o DNIT elabora o anteprojeto, e a empresa vencedora é responsável por desenvolver o projeto base, o projeto executivo e executar a obra. No momento, o projeto executivo está em fase de aprovação e a previsão é que os serviços tenham início em novembro”, explica a nota do DNIT.
"A maior parte da obra acontece na parte de baixo da ponte, então a interferência será mínima. Caso necessário, pode haver interdição programada de parte do trânsito na Avenida Marechal Castelo Branco ou Raul Lopes", acrescenta o DNIT.
Veja os reparos que serão feitos na Ponte JK
- Tratamento de patologias simples com limpeza e jateamento de nata de cimento;
- Reforço estrutural com concreto 30 MPA e tirantes protendidos de aço para pontos danificados;
- Troca dos aparelhos de apoio em neoprene e juntas de dilatação.

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou nessa segunda-feira (11), em evento realizado próximo à interseção com a Avenida dos Expedicionários, no Mercado do Peixe, na BR-343/PI, a ordem de início dos serviços para as obras de adequação, duplicação, melhoria e restauração da rodovia, no contorno rodoviário de Teresina.
Esse segmento da rodovia faz a ligação entre a Zona Leste à Zona Sul de Teresina interligando vários bairros importantes da capital do Piauí, como: Planalto Uruguai, Gurupi, Região do grande Dirceu, Recanto das Palmeiras, Tancredo Neves, entre outros.
Estavam presentes na cerimônia o governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles; o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias; o superintendente regional do DNIT no estado do Piauí, Ribamar Bastos, e autoridades parlamentares da bancada piauiense.
Segundo o superintendente do DNIT, “a adequação da capacidade da BR-343 é essencial para atender ao crescimento urbano de Teresina e garantir a segurança e a fluidez do tráfego. Essas mudanças são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da cidade e para o suporte à sua logística regional”, disse Ribamar.
O projeto executivo, já aprovado e com licenciamento ambiental, inclui a construção de um viaduto na entrada do bairro Dirceu e abrange o trecho da Ladeira do Uruguai até a ponte sobre o Rio Poti, do km 341,5 até o km 346,7, totalizando 5,22 km de extensão. O investimento será de aproximadamente R$ 132 milhões.
Importância da BR-343/PI – É uma rodovia diagonal do Piauí, que liga o litoral ao sul do estado, iniciando na cidade de Luís Correia e finalizando na cidade de Bertolínia, passando pela capital Teresina, com uma extensão total de 738 quilômetros. Destaca‐se ainda que, pela rodovia é escoada a produção de grãos agrícolas dos cerrados piauienses, principalmente soja, manufaturados e minerais.
Fonte/Créditos: REDAÇÃO
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