A Assembleia Legislativa do Piauí participou da 3ª reunião ordinária do Colegiado Permanente das Secretarias-Gerais das Mesas dos Parlamentos Estaduais, realizada na sexta-feira (28), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o encontro contou com a presença de secretários de 12 estados da federação.
A Alepi foi representada pelo chefe de gabinete da Presidência e ex-secretário geral da Mesa Diretora, Emanuelito de Oliveira.
“Foi uma reunião bastante proveitosa. Tratamos sobre Propostas de Emenda à Constituição, que podem ser apresentadas pelas Casas Legislativas, desde que reúnam mais da metade das assembleias legislativas do país. Também falamos sobre como a inteligência artificial pode ser utilizada para melhorar os trabalhos dos parlamentos subnacionais”, explicou Emanuelito.
Dentre as pautas do encontro, Emanuelito destaca o Programa Minas Fiscaliza, que auxilia o Legislativo mineiro a fiscalizar a atuação do Executivo, especialmente a execução das emendas parlamentares. Também foi discutida a ampliação da participação popular e a transparência das Casas legislativas.
Segundo Emanuellito com a viagem do secretário-geral à Brasília, Luciano Nunes, também representando a Alepi, a chefia de gabinete participou do evento em Minas. "Um reconhecimento da importância dessa troca de experiências, reconhecida pelo presidente Severo Eulálio, que tem investido na qualificação dos servidores”, disse.
Fonte/Créditos: ALEPI
Créditos (Imagem de capa): ALEPI
Comentários: