Notícias politicas precisas e verdadeiras

MENU

Colunas / COLÓQUIO DE POLÍTICA

A eleição presidencial

O tom dos discursos já dão sinais ao eleitorado de que a disputa pela Presidência da República terá uma miscelânea de tendências

A eleição presidencial
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A partir dos discursos e atos de vários pré-candidatos antes e durante as convenções partidárias, se desenha os rumos da eleição presidencial do Brasil, em 2026. Claro, as candidaturas deverão ser oficializadas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em agosto, quando, de fato, começa a campanha. O primeiro turno está marcado para 4 de outubro, e o segundo turno (se houver) ocorrerá em 25 de outubro.

Assim, ainda não há como se falar em vencedores e/ou perdedores de véspera. Mas, o tom dos discursos já dão sinais ao eleitorado de que a disputa pela Presidência da República terá uma miscelânea de tendências com os 12 nomes anunciados como pré-candidatos: Lula (PT); Flávio Bolsonaro (PL); Ronaldo Caiado (PSD); Romeu Zema (Novo); Renan Santos (Missão); Aldo Rebelo (Democracia Cristã); Cabo Daciolo (Mobiliza); Augusto Cury (Avante); Hertz Dias (PSTU); Samara Martins (UP); Rui Costa Pimenta (PCO) e Edmilson Costa (PCB).

Contudo, fazendo-se um recorte com base apenas nas pesquisas eleitorais já divulgadas, o pleito se encaminha para uma tendência impositiva à polarização, onde os dois principais nomes na disputa são o atual presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL), com o ex-governador Ronaldo Caiado (PSD) tentando uma improvável terceira via.

Leia Também:

Diante da conjuntura política de momento, que se pretende impor uma polarização, a situação enfrentará uma oposição raivosa da direita e extrema-direita, com o auxílio externo de aliados, cujo objetivo é usar mentiras para promover uma convulsão social, por meio de táticas que incluem o populismo antiestabelecido, a polarização cultural dos costumes e a exploração de redes sociais à serviço da desinformação.

Isto não significa que a situação de viés centro-esquerda deva ser vista como divinal e a oposição de extrema-direita como diabólica. Porém, pelos discursos e atos nas convenções, se depreende que, de fato, os interesses públicos e coletivos não é a pauta principal da extrema-direita na disputa presidencial brasileira.

Por exemplo, o discurso inflamado do presidente argentino Javier Milei na convenção do PL foi explicito quanto ao propósito da extrema-direita: separar a sociedade entre o "povo puro" e uma "elite corrupta"; unir o nacionalismo extremo com a xenofobia, a misogenia, a homofobia e o racismo; e criar ameaças externas, com apoio interno, usando a tecnopolítica digital para unificar a base de eleitores embalados pelo falso lema “Deus, pátria e família”.

É óbvio que, numa democracia é o povo que escolhe o governo que merece. Ou seja, a qualidade dos governantes reflete diretamente o nível de escolha, a cultura política e o comprometimento da própria sociedade. Por um lado, a situação de centro-esquerda aposta na reeleição de Lula (PT), que conhece o país, tem identidade popular, é de viés democrata e reconhecido como o maior estadista da América Latina.

Por outro lado, a oposição de extrema-direita traz Flávio Bolsonaro (PL), que está mergulhado num oceano de lama que prenuncia afundar o projeto nacional do clã bolsonarista. O seu longo histórico de polêmicas incluem desde homenagens a milicianos do submundo do crime até denuncias por organização criminosa, corrupção, lavagem de dinheiro, apropriação indébita, peculato e outras (MP-RJ, 2020; STF, 2026).

 A estratégia da extrema-direita, representada pelo PL e aliados, não é só tomar o poder político, mas através dele se apropriar ao máximo do dinheiro público, como nos casos da máfia das rachadinhas, a tentativa de golpe de Estado, o escândalo do INSS, o desvio de emendas parlamentares, as fraudes do Banco Master e as taxações dos EUA.

 

Comentários:

Arnaldo Eugênio

Publicado por:

Arnaldo Eugênio

Doutor em Antropologia

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Portal Parlamento Piauí no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!