Demais Poderes

Piauí é o primeiro do país a regulamentar a busca ativa por infectados

Decisão estabelece a instauração de equipes de saúde pública para realizarem a busca ativa de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.

Serviço de busca ativa monta barreiras itinerantes na busca de casos suspeitos

Serviço de busca ativa monta barreiras itinerantes na busca de casos suspeitos

O governador Wellington Dias assinou, na última sexta-feira (8), um decreto que estabelece a instauração de equipes de saúde pública para realizarem a busca ativa de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. A iniciativa prevê um trabalho conjunto entre Estado e municípios, utilizando-se das equipes do Projeto Saúde da Família no trabalho de campo. Desta forma, o Piauí se torna o primeiro estado da Federação a implementar esta nova modalidade de monitoramento da doença, já prevista e recomendada anteriormente pelo Comitê Científico do Nordeste.

“O Piauí continua na vanguarda e reagindo de forma exemplar à Covid-19. Fico muito emocionado e orgulhoso daquilo que o Governo do Estado e sua equipe de Saúde estão fazendo. Como cidadão brasileiro, parabenizo e agradeço a presteza e o esforço para pôr em prática todas as recomendações do comitê”, comemora o coordenador do Comitê Científico do Nordeste, Miguel Nicolelis.

O rastreamento de pessoas possivelmente contaminadas pelo novo coronavírus prevê a aplicação de testes para a Covid-19, afim de identificar pacientes positivados; cadastro de pacientes contaminados no banco de dados da plataforma Monitora Covid-19; acompanhamento de pacientes contaminados pelas equipes de saúde que constituirão o projeto de busca ativa.

Cada território de desenvolvimento contará com pelo menos uma equipe para mapeamento. A construção das mesmas deve ser sacramentada através de um termo de cooperação técnica firmada entre Estado e prefeituras. As equipes funcionarão seguindo o protocolo estabelecido no termo de cooperação, que, além do quadro de pessoal, definirá os procedimentos a serem executados no curso do trabalho.

“O desafio continua grande, mas palavras como estas, vindas daquele que é considerado um dos 20 mais importantes cientistas em saúde do planeta, recebo não para mim, mas para todos que compõem nossa equipe, a quem também parabenizo. Vamos seguir trabalhando com base científica, para proteger todos os piauienses”, pontua o governador.

Os equipamentos e insumos necessários para as atividades serão fornecidos pelo Governo do Estado, bem como, quando necessário, designar profissionais ligados a Secretará de Estado da Saúde (Sesapi) para compor a equipe.

A implementação desta nova modalidade de monitoramento complementa o trabalho já realizado através do aplicativo Monitora Covid, ferramenta de apoio ao combate à pandemia no Piauí, através do qual a Sesapi realiza o acompanhamento da situação de pessoas que estão com sintomas da doença, com identificação dos sintomas suspeitos, orientação para atendimento médico e indicação do posto de atendimento mais próximo.

A primeira análise dos dados do App em Teresina, aponta para a existência de 905 pessoas com alta suspeita de coronavírus.

Dê sua opinião: