Mais de 250 pessoas atuarão como observadoras nacionais nas Eleições Municipais 2024
Muitos questionamentos acerca da demora na atualização dos dados sobre a vacinação contra a Covid-19 nos municípios do Piauí têm preocupando prefeitos e secretários de Saúde, devido algumas informações não refletirem a realidade dos fatos e serem conflitantes.
Diante dessa situação e usando o princípio da transparência, a APPM, com o objetivo de reunir informações precisas acerca da vacinação nos municípios e de informar a sociedade sobre a real situação nos entes, institui o Vacinômetro APPM, instrumento que permitirá o acompanhamento do número de pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 em todas as cidades, bem como o desempenho de cada uma delas.
Para o presidente da APPM, Paulo César Morais, a entidade também tem o papel institucional de divulgar a situação da vacinação nos municípios, de modo que não se tenha dúvidas sobre os dados divulgados.
“O vacinômetro da APPM irá refletir a situação real dos municípios, com base nos dados alimentados nos sistemas de vacinação. Muitos prefeitos reclamam da distorção dos dados apresentados e os dados reais dos municípios, então a APPM criou seu próprio vacinômetro, como forma de contribuir com a questão da divulgação de dados fidedignos da vacinação”, destaca Paulo César.
A ferramenta conta com um questionário de vinte perguntas, onde os secretários de saúde terão que respondê-las semanalmente e enviar para a equipe técnica da APPM, que irá filtrar informações fidedignas sobre a quantidade de doses recebidas, total de doses aplicadas, cobertura e estoque.
A APPM pretende disponibilizar uma atualização semanal no portal institucional da entidade, de modo que a sociedade e os órgãos de controle utilizem a instituição como fonte de pesquisa.
Fonte: APPM
Dê sua opinião: