Demais Poderes

Wellington revela queda no índice de contaminação e já admite retomada de atividades

O governador afirmou que a retomada das atividades econômicas será avaliada no início de junho

Governador do Piauí, Wellington Dias (PT)

Governador do Piauí, Wellington Dias (PT) Foto: Reprodução

Durante transmissão nas redes sociais, o Governador Wellington Dias (PT) comemorou os baixos índices de contaminação apresentados pela população piauiense que foram divulgados  na quarta rodada etapa da pesquisa sorológica realizada pelo Instituto Amostragem  e que foram divulgados nesta segunda-feira (25) . Conforme os dados apresentados, houve uma queda no índice de contaminação da Covid-19 da população do estado.

Segundo dados apresentados na live, a curva de infecção do vírus está abaixo do que foi inicialmente projetado para o período. Para se ter uma ideia, da primeira pesquisa para a segunda, o crescimento foi de 4,5 vezes, da segunda para a terceira foi de 2,5 vezes e da terceira para esta última, foi de menos de 2 vezes.

Veja a live:


Na quarta etapa da pesquisa sorológica realizada no estado, das 3.999 pessoas residentes em 11 municípios do Piauí que foram entrevistadas e testadas no período de 20 a 23 de maio, 81 pessoas tiveram resultado positivo para a doença, o que indica um índice de infecção de 0,020255063%.

O diretor do Instituto Amostragem, João Batista Teles declarou que se o crescimento fosse o mesmo apresentado nos levantamentos anteriores, o número de infectados seria próximo dos 86 mil casos, contudo, a pesquisa mostrou um número inferior ao projetado, o que é positivo.

Segundo João, os resultados alcançados são frutos das medidas adotadas pelo Governo do Estado, assim como aos esforços das prefeituras para que as pessoas obedeçam ao isolamento social”, ressaltou.

Já sobre a economia, o governador afirmou que a abertura das atividades econômicas irá se dar de acordo com os resultados apresentados nos últimos relatórios. "O índice de propagação do vírus caiu, mas não se deve relaxar nas recomendações feitas pelos órgãos sanitários. São essas condições que garantem que iremos sair mais cedo dessa situação. Iremos, no início de junho, fazer a apreciação dos protocolos e avaliar a retomada das atividades”, declarou Wellington.

A pesquisa também mostrou dados inéditos, como as medidas adotadas pela população para se proteger do vírus: 90% das pessoas estão usando máscaras; mais de 80% lavam as mãos; quase 80% delas optam por usar álcool em gel e cerca de 60% permanecem em casa.


Fonte: CCom

Dê sua opinião: