“Orgulho”, a palavra mais pronunciada durante a sessão solene em comemoração aos 54 anos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), nesta quarta-feira (14). O evento reuniu autoridades, professores, estudantes, egressos e representantes de outras instituições no Plenário Waldemar Macêdo, por iniciativa do deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT).
A abertura da solenidade foi presidida pelo deputado Dr. Gil Carlos (PT), que relatou sua passagem pela universidade. “Minha entrada se deu através do vestibular, período em que o acesso ao ensino superior era um verdadeiro funil, elitizante. E nós observamos uma verdadeira expansão neste século da universidade e da educação, que foi universalizada”, disse.
O proponente da sessão destacou o impacto econômico, acadêmico, social e científico da UFPI, por meio da oferta de mais de 100 cursos de graduação, 69 de pós-graduação, 4 técnicos e 3 tecnólogos. “Contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural, além de formar milhares de profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, pontuou Kalume.
A reitora da UFPI, professora Nadir Nogueira, rememorou as origens da universidade, em meio à ditadura militar. Por fim, qualificou o momento atual como difícil e desafiador, especialmente pelo corte orçamentário, da ordem de R$ 6,3 milhões, pedindo apoio dos parlamentares para que somem esforços junto à bancada federal piauiense em busca de recursos.
A representante da Universidade Estadual do Piauí, jornalista Samara Jericó, destacou a parceria entre as duas instituições. “Celebrar os 54 anos da UFPI é celebrar a história de uma instituição que transforma vidas, promove o conhecimento e fortalece o nosso estado. As parcerias entre a UFPI e a UESPI têm sido fundamentais para o fortalecimento do ensino superior no Piauí”, disse.
A solenidade também contou a presença do deputado Dr. Vinícius (PT), deputado Oliveira Neto (PT) e deputado licenciado Nerinho (PT), que atualmente exerce o cargo de secretário estadual da Defesa Civil, além de representantes do Diretório Central de Estudantes da UFPI, da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado e da Escola Superior de Advocacia da OAB-PI.
Fonte/Créditos: ALEPI
Comentários: