
Nesta terça-feira e quarta-feira, a partir das 09 horas, Teresina sediará o Seminário “Sustentabilidade na Cadeia da Carnaúba: Avaliação, Aprendizagens e Caminhos Futuros”, reunindo representantes de instituições públicas, organizações internacionais, setor produtivo, trabalhadores e sociedade civil para debater os avanços, desafios e perspectivas do setor da carnaúba no Brasil.
O evento será realizado no Uchôa Teresina Hotel e é promovido pela GIZ e Organização Internacional do Trabalho (OIT), com apoio do Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI), Fiocruz, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), UEBT e Verité.
A programação inclui debates sobre melhoria das condições de trabalho, renda digna, governança da cadeia produtiva, inclusão das mulheres, sustentabilidade e diversificação econômica, além do lançamento de uma cartilha e apresentação de iniciativas voltadas à rastreabilidade da produção.
Entre os destaques da programação estão a mesa “Melhoria das Condições de Trabalho na Cadeia da Carnaúba Avanços e desafios sobre tema”, encabeçada pelo procurador do Trabalho Edno Moura. Além disso, a programação inclui ainda dinâmicas participativas sobre condições de trabalho e governança da cadeia produtiva, além de discussões sobre artesanato, protagonismo feminino e preço justo no setor. O objetivo do seminário é avaliar o cenário atual da cadeia da carnaúba e construir recomendações estratégicas para o fortalecimento sustentável da atividade, considerando as experiências e aprendizados de projetos desenvolvidos nos últimos anos.
Fonte/Créditos: MPT-PI
Comentários: