O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) realizou, nesta semana, a segunda oficina do projeto “Inteligência Estratégica em Saúde do Magistrado e Servidor”, iniciativa desenvolvida no âmbito da Meta Nacional nº 9/2026 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A atividade reuniu servidores(as) da Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida (SUGESQ/TJPI), do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) e do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), dando continuidade à construção colaborativa de soluções voltadas ao fortalecimento da saúde preventiva no Poder Judiciário.
Desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do TJPI (Opala Lab), em parceria com o Entre Rios Lab (TRT-22) e o CajuínaLab (TRE-PI), o projeto busca aprimorar a gestão das informações relacionadas à saúde de magistrados e servidores, ampliando a capacidade institucional de monitoramento, prevenção e tomada de decisões baseadas em dados. A iniciativa também está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do CNJ.

Durante a segunda oficina, conduzida com base na metodologia Design Thinking, os participantes trabalharam as etapas de empatia e definição, com o objetivo de compreender de forma mais aprofundada os problemas relacionados ao contexto, analisando-os sob diferentes perspectivas. Na próxima oficina será realizada a etapa de ideação, na qual serão desenvolvidas propostas para enfrentar os desafios identificados nas fases anteriores. O objetivo é que as equipes atuem de forma colaborativa.
A troca de experiências entre profissionais das áreas de saúde do TJPI e do TRT-22 permitiu compartilhar boas práticas e identificar desafios comuns enfrentados pelas instituições, especialmente no acompanhamento preventivo da saúde dos servidores, na integração de informações e na ampliação da adesão às ações de promoção da saúde.

A terceira e última oficina do projeto será dedicada à prototipação das soluções priorizadas. Ao final do ciclo, a iniciativa deverá resultar em um protótipo voltado ao fortalecimento da gestão estratégica da saúde de magistrados e servidores, contribuindo para o aperfeiçoamento das políticas institucionais de prevenção, promoção da qualidade de vida e bem-estar no âmbito do Poder Judiciário.
Fonte/Créditos: TJ-PI
Comentários: