A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), iniciou o acompanhamento dos abrigos temporários que acolhem imigrantes venezuelanos da etnia Warao na capital.
Segundo levantamento feito pela equipe técnica da secretaria, atualmente 86 famílias estão acolhidas em diferentes espaços da cidade, totalizando 324 indígenas, em sua maioria mulheres e crianças.
De acordo com a Semcaspi, ainda nesta semana, será concluído o diagnóstico situacional dos abrigos. O relatório detalhado será apresentado na próxima semana para a equipe técnica da pasta, com o objetivo de traçar estratégias mais eficazes de acolhimento e assistência para a população Warao.
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, destacou a importância da ação. “A acolhida humanitária é um dever do poder público, especialmente diante da situação de vulnerabilidade em que se encontram essas famílias. Vamos atuar com responsabilidade e sensibilidade para garantir dignidade e condições mínimas de vida a essas pessoas que buscam refúgio em nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Fonte/Créditos: PMT
Comentários: