Notícias politicas precisas e verdadeiras

MENU

Notícias / MUNICÍPIOS

Piauí sedia a 1ª reunião do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil

A abertura do evento será às 9h desta quarta, no auditório Esperança Garcia, localizado no edifício-sede da Defensoria

Piauí sedia a 1ª reunião do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
 

A Defensoria Pública do Estado do Piauí vai sediar, a partir desta quarta-feira (18) até sexta-feira (20), a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil (CNODP) de 2026. A abertura será às 9h desta quarta, no auditório Esperança Garcia, localizado no edifício-sede da Defensoria, na rua Nogueira Tapety, 138, bairro Noivos, em Teresina. Durante a reunião serão comemorados os 10 anos da Ouvidoria-Geral da Defensoria no Piauí.

O evento reunirá ouvidores-gerais de 15 Defensorias Públicas do país, além de autoridades piauienses, representantes de instituições públicas, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e lideranças populares, constituindo-se em momento de elevada relevância institucional.

(Foto: Ascom DPE)

A programação do dia 19 conta com sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, às 9h,  em homenagem ao Dia da Ouvidora e do Ouvidor, uma proposição do deputado Francisco Limma em articulação com a Rede Ouvir-PI , além de visita ao Memorial Esperança Garcia, onde será realizada uma roda de conversa, no turno da tarde.

Leia Também:

No dia 20, às 9h, no auditório Esperança Garcia da Defensoria Pública, será realizada a palestra “Sem Empatia não há Política Pública que Funcione: ouvir para contribuir com a efetiva democratização do Sistema de Justiça e a promoção e garantia de direitos”, ministrada pela  professora e pesquisadora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cristina Riche, que tem experiência em gestão pública, tendo exercido a função de ouvidora do BNDES e UFRJ, atuando ainda em organismos nacionais e internacionais, além de possuir destaca produção acadêmica na área do Direito.

Ouvidor-geral externo da DPE-PI, Thiago Oliveira Rodrigues (Foto: Ascom DPE-PI)

Segundo o ouvidor-geral externo da DPE-PI, Thiago Oliveira Rodrigues, a reunião vem reafirmar o compromisso da Ouvidoria-Geral  em consolidar-se como espaço de escuta qualificada, participação social e promoção dos direitos humanos, fortalecendo pontes com os movimentos sociais, pastorais e comunidades vulnerabilizadas e  contribuindo significativamente para fortalecer os mecanismos democráticos de escuta no sistema de justiça.

“A realização deste encontro em nossa Instituição, nos dias 18, 19 e 20 de março de 2026 , representa não apenas o reconhecimento do papel desempenhado pela Defensoria Pública do Estado do Piauí no cenário nacional, mas também uma oportunidade estratégica de reafirmar o compromisso institucional com os direitos humanos, a participação social e a transparência, especialmente no contexto das comemorações dos 10 anos da Ouvidoria-Geral da nossa Defensoria Pública do Estado do Piauí”, afirma.

Fonte/Créditos: DPE Piauí

Comentários:

Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!