A equipe do Núcleo de Atendimento às Vítimas do Ministério Público do Estado do Piauí (Navi/MPPI) apresentou o Projeto “Voz – Valorização, Orientação e Zelo” à Polícia Civil do Piauí (PC-PI).

A reunião, realizada na terça-feira (17), na sede da Casa da Cidadania, localizada no bairro Frei Serafim, região central de Teresina, apresentou o Projeto Voz, uma iniciativa institucional voltada ao fortalecimento do atendimento inicial às vítimas de crimes.

A proposta busca estruturar um fluxo integrado entre a Polícia Civil, o Ministério Público e a Rede de Proteção, com o objetivo de possibilitar a identificação precoce das necessidades das vítimas, o encaminhamento célere aos serviços de apoio e o fortalecimento de mecanismos de reparação de danos.

Imagem da equipe do Ministério Público que participa da reunião
Equipe do Ministério Público durante a apresentação do Projeto Voz

Entre as principais ações previstas estão a implantação de um formulário unificado para identificação de danos às vítimas nas delegacias; a criação de um fluxo institucional de comunicação entre a Polícia Civil e o Ministério Público; o desenvolvimento de um canal digital para envio ágil de informações ao MPPI; e a capacitação das equipes das delegacias participantes.

Imagem da promotora de Justiça Itanieli Rotondo durante a apresentação do projeto Voz
Promotora de Justiça Itanieli Rotondo durante apresentação do Projeto Voz

A promotora de Justiça Itanieli Rotondo, coordenadora do Navi/MPPI, ressaltou a relevância da iniciativa. “A integração entre as instituições é fundamental para garantir um atendimento adequado às vítimas, em tempo oportuno, evitando a revitimização e assegurando a proteção de sua integridade. Com o Projeto Voz, o Ministério Público do Piauí também busca fortalecer mecanismos que possibilitem a reparação dos danos sofridos pelas vítimas”, destacou.

Leia Também:

Imagem da equipe da Polícia Civil que participa da reunião
Equipe da Polícia Civil durante a apresentação do Projeto Voz

Após a apresentação, foram iniciados debates entre os participantes, ocasião em que foram discutidas as providências necessárias para viabilizar a implementação do projeto. Entre os encaminhamentos definidos, destacam-se a elaboração, pela Assessoria de Acordos e Convênios do MPPI, de minuta de Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público do Estado do Piauí e a Polícia Civil, com vistas à implementação do Projeto Voz; e o encaminhamento, pelo Navi, de solicitação à área de Tecnologia da Informação do MPPI para avaliar a viabilidade de interoperabilidade entre os sistemas Sinesp e SIMP, visando facilitar o intercâmbio de informações relevantes para o acompanhamento dos direitos das vítimas.

A reunião contou com a participação das delegadas de Polícia Civil Bruna Verena Brito do Rosário Fontenele e Rosa Chaib Cordeiro; da oficial de investigação Patrícia Lia Fernandes Santos Soares; do servidor da CTI do MPPI José Magno Leal Silva; do servidor da Assessoria de Acordos e Convênios do MPPI Márcio Douglas Pereira de Souza; da psicóloga do Navi Ravena Batista de França Teles; das assessoras Monísia Carvalho Gomes e Celina Madeira Campos Martins; e da psicóloga do Navi Yloma Fernanda de Oliveira Rocha.