Notícias politicas precisas e verdadeiras

MENU

Notícias / ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Feira do Servidor da Alepi comercializa produtos da agricultura familiar

A edição de setembro segue amanhã (2), na Praça do Povo, no 2º piso do Palácio Petrônio Portela

Feira do Servidor da Alepi comercializa produtos da agricultura familiar
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

FEIRA DO SERVIDOR - FOTOS REGIS FALCÃO ASCOM ALEPI-55.jpg

A rotina de quem passa pela Praça do Povo do Palácio Petrônio Portela nos dias 1º e 2 de setembro teve um ingrediente a mais. Além dos produtos da agricultura familiar, a Feira do Servidor da Assembleia Legislativa do Piauí trouxe para esta edição informações sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, dentro da programação do Setembro Amarelo.

Durante as duas manhãs, servidores puderam comprar alimentos frescos e conhecer um pouco mais sobre a produção da agricultura familiar, ao mesmo tempo em que receberam orientações sobre onde buscar ajuda em situações de sofrimento emocional. Foram distribuídos materiais com informações sobre o Centro de Valorização da Vida (CVV) e sobre os canais de atendimento disponíveis na própria Assembleia.

A escolha do tema dialoga com a proposta da feira de incentivar hábitos que contribuem para uma melhor qualidade de vida. Uma alimentação equilibrada, por exemplo, não resolve sozinha problemas como ansiedade ou depressão, mas faz parte dos cuidados que ajudam a manter o organismo e a mente em boas condições.

FEIRA DO SERVIDOR - FOTOS REGIS FALCÃO ASCOM ALEPI-58.jpg

Leia Também:


Foi justamente essa relação entre alimentação e bem-estar que chamou a atenção do produtor Wenderson Silva Costa. Ele participa da feira com produtos do Sítio Bênção de Deus, onde produz galinha caipira, alface e cheiro-verde. “Uma alimentação saudável é o primeiro passo para a qualidade de vida. A gente se alimentando bem, melhor, com comida saudável, juntando com a prática de esporte, é o primeiro passo para a sua qualidade de vida e tentar tirar um pouco o foco dos problemas”, afirma.

Segundo o produtor, os alimentos são cultivados com manejo sem agrotóxicos e sem medicações. A participação na feira também tem ajudado a aproximar os produtos de novos consumidores. “A gente vem aqui e vende bastante e está só aumentando a clientela, devido ao produto ter qualidade”, conta.

A Feira da Agricultura Familiar mantém uma parceria entre produtores dos estados do Piauí e do Maranhão. A presença dos agricultores na Alepi cria um espaço para a comercialização direta e permite que os servidores encontrem alimentos produzidos na região.


Mais do que colocar produtos à disposição dos consumidores, a feira acaba levando para dentro da Assembleia uma discussão sobre os hábitos que fazem parte da vida cotidiana. Comer melhor, praticar atividade física, descansar e cuidar da saúde emocional são atitudes diferentes, mas que se relacionam quando o assunto é qualidade de vida.

A alimentação, no entanto, deve ser entendida como parte desse cuidado, e não como uma solução isolada para questões de saúde mental. Em casos de ansiedade, depressão ou outros sofrimentos emocionais, a orientação é procurar profissionais e serviços especializados.


Cuidado com a saúde mental acontece o ano inteiro

Embora setembro concentre as ações de conscientização sobre prevenção ao suicídio, a atenção à saúde mental na Assembleia não fica restrita ao período da campanha.

Didata Santos, assistente social da Alepi, explica que o atendimento às pessoas que enfrentam situações de sofrimento emocional ocorre durante todo o ano. Segundo ela, servidores que estejam passando por momentos difíceis podem procurar o setor para receber orientação e acolhimento.

“A prevenção ao suicídio não tem foco somente em setembro. Durante o ano inteiro, a atenção às pessoas com depressão e ansiedade é intensa e as portas do setor estão sempre abertas para atender essas pessoas”, destaca.

A programação relacionada ao tema terá continuidade na Assembleia. Um evento voltado à saúde mental está previsto para o dia 16 de setembro, ampliando o espaço de informação e debate sobre o assunto entre os servidores.

A mensagem deixada pela feira nesta edição vai além do mês de setembro: cuidar da saúde envolve também prestar atenção aos sinais de que algo não vai bem, manter hábitos que favoreçam o bem-estar e, principalmente, saber que pedir ajuda é uma possibilidade que deve estar sempre disponível.

O CVV oferece apoio emocional pelo telefone 188, gratuitamente, 24 horas por dia.

Fonte/Créditos: Alepi

Comentários:

Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!