A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher vai realiza no próximo dia 30, audiência pública para debater o feminícidio no Piauí. O debate ocorrerá por requerimento da presidente da Comissão, deputada Elisângela Moura (PCdoB) e da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas). A audiência acontecerá no Plenário Deputado Waldemar Macêdo a partir das 9 horas.
Dados alarmantes revelam que, em 2024, o Piauí registrou 36 casos de feminicídio, conforme levantamento da Rede de Observatórios da Segurança. Além disso, entre 2022 e 2025, o estado contabilizou um total de 182 casos, com 56 ocorrências em 2024, representando um aumento de 32% em relação ao ano anterior.
A cada 100 mulheres vítimas de feminicídio no Piauí, apenas 10 possuíam medida protetiva, e 87,85% das vítimas não haviam registrado boletim de ocorrência antes do crime.
Segundo as deputadas é os números justificam a preocupação e o debate sobre o tema.
"É imprescindível o diálogo com todos os setores, reunindo representantes do Poder Executivo, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, forças de segurança, movimentos sociais, entidades de defesa dos direitos das mulheres, pesquisadores e sociedade civil organizada", defende Elisângela Moura.
Alepi vai realizar solenidade pelo Dia Estadual do Combate ao Feminicídio
No requerimento apresentado pelo vice-presidente da Casa, deputado Francisco Limma (PT), a solenidade está prevista para o dia 12 de junho no Plenário Waldemar Macêdo. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos 21 parlamentares presentes à sessão plenária.
De autoria do mesmo deputado, foi aprovado requerimento a ser enviado à SDR (Superintendência de Desenvolvimento Rural) solicitando a recuperação das estradas que ligam os povoados Soim e Cajaíba, em Teresina. O mesmo parlamentar pede que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) construa um novo bueiro na BR-222, nas proximidades da localidade São José dos Órfãos, em São João do Arraial.
O vice-presidente ainda apresentou projeto que homenageia a professora Dayse Batista dos Santos com o título de cidadania piauiense. A deputada Elisângela Moura (PC do B) também recebeu a aprovação de uma proposta de solenidade para homenagear o centenário do sociólogo piauiense Clóvis Moura.
ESTRADAS ESTADUAIS - Dr. Gil Carlos (PT) solicitou ao DER-PI (Departamento de Estradas e Rodagem) a pavimentação da estrada que liga Ribeira do Piauí a São João do Piauí. “Ribeira do Piauí tem uma relação filial com São João do Piauí e mantém relações de serviços, comércio, saúde, educação, bancos etc. É o único município dos oito desmembrados de São João do Piauí após 1992 que não tem uma interligação asfáltica com a cidade originária”, explicou Dr. Gil Carlos, que também destacou os investimentos em energia solar, fruticultura e ovinocaprinocultura que estão sendo feito na região além de ser uma ligação entre os territórios Vale do Rio Itaueiras e Serra da Capivara.
Já a atenção do líder do PT, deputado Hélio Isaías, é para a PI-140, que liga Floriano a cidades dos cerrados, do sudeste do Piauí e aos estados da Bahia e Pernambuco. O Plenário aprovou requerimento solicitando ao DER-PI a recuperação de alguns trechos da rodovia e o roço do acostamento.
Fonte/Créditos: ALEPI
Comentários: