Notícias politicas precisas e verdadeiras

MENU

Notícias / ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Deputados aprovam mudanças no Plano de Cargos para professor titular da Uespi

Professores doutores de outras classes vão poder ocupar as vagas destinadas professores titulares

Deputados aprovam mudanças no Plano de Cargos para professor titular da Uespi
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta terça-feira (11), matéria do Governo do Estado que modifica o preenchimento das vagas de Professor Titular. O projeto retira o dispositivo que permitia o provimento somente com aprovação em concurso específico e altera artigo para que os requisitos para a promoção à classe deixem de ser cumulativos e passem a ser alternativos.

Leia Também:

O Executivo afirma que as modificações possibilitam “que os professores doutores da UESPI pertencentes a outras classes venham a ocupar as vagas destinadas à classe de Professor Titular, por meio de desenvolvimento funcional”. Os deputados estaduais, nesta terça-feira, foram unânimes na aprovação, tanto no Plenário quanto na Comissão de Administração Pública e Política Social (CAPPS).

A matéria foi relatada na CAPPS pelo seu presidente, deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos). Estiveram também presentes na reunião da Comissão o líder do Governo, Dr. Vinícius (PT), Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), Dr. Felipe Sampaio (MDB), Gustavo Neiva (PP), Franzé Silva (PT), Hélio Rodrigues (PT) e Hélio Isaías (PT).

 

Outra proposta do Governo aprovada no Plenário da Alepi foi a que autoriza o Poder Executivo Estadual a ceder imóvel para a Prefeitura Municipal de Oeiras para a implantação de um Centro de Atendimento para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município.

Essa proposta do Executivo fora debatida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ainda nesta terça-feira, tendo como relator Rubens Vieira (PT). Nessa reunião estiveram presentes o presidente da Comissão, Henrique Pires (MDB), e Hélio Isaías, Rubens Vieira, Gessivaldo Isaías, Hélio Rodrigues, Dr. Marcus Vinícius Kalume, Dr. Felipe Sampaio, Gustavo Neiva, Franzé Silva e Dr. Vinícius.

Homenagens – Os parlamentares da Alepi ainda aprovaram em primeiro turno, durante a sessão plenária, o reconhecimento como Patrimônio Cultural e Turístico Imaterial o Requeijão Cardoso. Matéria de autoria do parlamentar Dr. Hélio (MDB).

De iniciativa do deputado Gessivaldo Isaías, o Plenário foi favorável em primeira votação a instituir o Dia do Músico e o Dia do Evangelista Universal. As matérias também foram aprovadas na manhã de hoje na reunião da CAPPS, ambas relatadas por Gustavo Neiva.

A proposta para denominar de Firmina Rosa de Andrade a rodovia PI-225, que liga São Félix do Piauí a São Miguel da Baixa Grande, de autoria do deputado Francisco Limma (PT), foi aprovada na CCJ, com relatório de Gessivaldo Isaías, na CAPPS, sob relatoria de Gustavo Neiva, e em primeiro turno na sessão plenária.


Deputados destacam ações e parabenizam realização da 1ª Corrida Alepi

Gustavo Neiva é o autor do projeto de lei que denomina de Ribamar Coelho o subtrecho da rodovia estadual PI-391, compreendido entre o entroncamento com a PI-247 e o Povoado Sangue, no município de Uruçuí. A proposição teve votação favorável em primeiro turno no Plenário.

Cidadania – O Plenário da Alepi aprovou a concessão de título de cidadania à ministra Simone Nassar Tebet, Lucinéia Possar, Cristiano Boaventura de Medeiros, Edson Cavalcanti da Silva Filho, Francisco Ieldyson de Paiva Vasconcelos e ao Frei Gilson.

Durante o tempo dos pequenos avisos, na sessão plenária desta quarta-feira (6), parlamentares fizeram registros de ações, projetos e eventos ocorridos em diferentes regiões do Piauí, com destaque para a 1ª Corrida Alepi, evento esportivo e solidário promovido pela Casa e que teve sua arrecadação com inscrições doada para instituições sem fins lucrativos.

O deputado Thiago Vasconcelos (MDB) parabenizou a realização da corrida, destacando o impacto positivo da iniciativa. “Foi um saldo muito positivo, que aproximou esta Casa do povo. A coisa mais importante que vi foi a aproximação”, afirmou. O parlamentar também relatou visita ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI), onde tratou sobre a PI que liga os municípios de Antônio Almeida a Marcos Parente, e celebrou os avanços da obra.

Ainda em seu pronunciamento, registrou participação no Dia do Evangélico, realizado no município de Cocal, e elogiou a mobilização da comunidade. “Ver a comunidade evangélica participando e entender que precisamos de mais eventos como aquele é muito positivo”, destacou.

O deputado Marcos Vinícius Kalume também utilizou o tempo para registrar a realização do projeto Mente em Foco, que atendeu 281 crianças com consultas em neuropediatria. Ele parabenizou o deputado Franzé Silva pela iniciativa. “A gente vê ali mães e pais que esperaram por mais de cinco anos por um atendimento”, ressaltou. 

Oliveira Neto chamou atenção para a situação da população de Miguel Alves, que, segundo ele, enfrenta cinco dias sem abastecimento de água. “As pessoas estão com dificuldade para tomar banho, lavar roupa e fazer comida. É preciso lembrar que os municípios que concordaram com a privatização receberam milhões de reais, e Miguel Alves é um deles. A prefeitura precisa assumir sua responsabilidade e resolver o problema”, cobrou.

O líder do Governo, deputado Dr. Vinícius (PT), destacou a importância do projeto de lei que cria a Política Estadual de Atenção ao Paciente. “O Piauí cria pela primeira vez um sistema de melhoria de condições e de prevenção de riscos. O Estado já atingiu indicadores importantes na rede hospitalar, mas a política é necessária para consolidar esses avanços”, explicou.

Encerrando os avisos, o vice-presidente da Alepi, deputado Limma (PT), registrou participação em evento no município de União, onde foi assinado contrato para aquisição de área destinada a famílias beneficiadas por meio do crédito fundiário, com investimentos de R$ 13 milhões. “Cerca de 15 famílias que enfrentavam conflitos agrários serão beneficiadas com infraestrutura e novas oportunidades”, afirmou.

Deputados requerem coleta de resíduos e abastecimento de água

Deputados requerem coleta de resíduos e abastecimento de água

O deputado Henrique Pires (MDB) apresentou, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí desta terça-feira (11), requerimento solicitando ações concretas para a erradicação do lixão a céu aberto nas margens da PI-301, no município de Cajueiro da Praia, por meio da implementação de políticas eficazes de coleta, manejo e tratamento de resíduos sólidos.

“Essa situação compromete não apenas a salubridade, a saúde pública e o meio ambiente, mas também fere os princípios da universalização e da qualidade dos serviços de saneamento previstos no marco normativo federal”, frisou Henrique Pires.

O parlamentar também assina requerimento destinado à AEGEA Saneamento para que a concessionária preste informações e adote as providências necessárias quanto ao saneamento básico do município de Santa Filomena.

“A solicitação fundamenta-se na necessidade de assegurar condições sanitárias adequadas à população, em consonância com o Marco Legal do Saneamento Básico, que estabelece metas de universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, disse.

 IMAGENS DO DIA

Seduc - O vice-presidente da Casa, deputado Francisco Limma (PT), apresentou requerimento para que seja enviado ofício à Secretaria de Estado da Educação, solicitando, com urgência, a instalação de uma subestação elétrica no CETI Petrônio Portela, em Esperantina.

De acordo com Limma, a ausência da subestação tem comprometido o funcionamento adequado de equipamentos elétricos e o bem-estar da comunidade escolar, em razão das altas temperaturas e o consequente desconforto enfrentado por alunos e servidores.

Homenagens – O presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB), apresentou projetos para concessão de Títulos de Cidadania ao assessor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Piauí Marco Antonio Leão e ao empresário Francisco Márcio Vieira.

O vice-presidente, Francisco Limma, propôs a outorga do Título ao delegado titular da Receita Federal no Piauí, André Luiz dos Santos, enquanto o deputado Warton Lacerda (PT) propôs Moção de Aplauso ao subtenente Carlos Alberto Alves, da Polícia Militar do Piauí.

 

Fonte/Créditos: ALEPI

Comentários:

Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!