Alepi

Jôve Oliveira chora ao estrear na tribuna da Assembleia Legislativa

Jôve Oliveira é pré-candidata a prefeita de Piripiri e assumiu hoje o mandato de deputada

Deputadas Liziê Coelho e Jôve Oliveira

Deputadas Liziê Coelho e Jôve Oliveira Foto: Thiago Amaral/Alepi

A deputada estadual Jôve Oliveira (PTB) não conteve as lágrimas na sua  estreia na tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão plenária desta quarta-feira (26), quando repetiu que “estava feliz por estar ali”.  Depois de cumprimentar a todos, Jôve Oliveira repetiu que era um dos dias mais importantes da sua vida.

Durante o discurso, a parlamentar fez um relato de sua vida pública, citando dois mandatos na Câmara dos Vereadores do município de Piripiri, juntamente com seus irmãos, Wadivielson e Wilson Monteiro, no mesmo mandato. Jôve Oliveira lembrou também do seu tio, o ex-deputado estadual Antonio Monteiro Alves, (falecido), na década de 1970 e dos laços fortes com o tio, deputado Juraci Leite, e ainda do legado dele para a Assembleia Legislativa.

Jôve também falou o pai, Adbdias Monteiro Alves, vereador por cinco mandatos em Piripiri. destacando a sua trajetória e o exemplo de honestidade de homem público.

A parlamentar destacou três mulheres que deram grande contribuição ao estado do Piauí, e citou a primeira deputada estadual, Josefina Costa, em 1970, a primeira deputada federal do Piauí; Miriam Portela, deputada constituinte na década de 1980, e a deputada Francisca Trindade, na década de 1990.

“E o destino quis que hoje, eu ocupasse a cadeira da deputada Francisca Trindade ocupou, enquanto deputada estadual. Mulheres de luta e voltadas para a vida pública. E agora, com a chegada, nessa Casa, minha, e da deputada Liziê Coelho, formamos, com as demais deputadas da bancada feminina, o que representa cerca de 23 por cento do parlamento estadual”, observou.

A deputada ressaltou que na política há espaço de sobra para as mulheres, sejam elas de qualquer profissão. E prometeu continuar lutando pelos cidadãos do estado, defendendo seus direitos, respeitando o que preconiza a Constituição, independente de raça, religião ou classe social.

Jôve discorreu sobre as vidas ceifadas pela Covid-19 e destacou o papel valoroso dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia. “Na política é preciso sentir a dor do outro, ter empatia com a realidade das pessoas, especialmente as excluídas, socialmente. Cidadãos que tiveram seus direitos negados e que precisam ter esses direitos garantidos e que todos esses espaços continuarão sendo utilizados por mim, para denunciar as demandas das minorias".

A deputada agradeceu a Deus, por tudo, e disse que se ela está como deputada é porque Deus existe e agradeceu ao povo de Piripiri pela oportunidade de viver esse sonho e de lutar por uma sociedade mais justa, igualitária. 

Jôve Oliveira agradeceu também ao presidente da Alepi, Themístocles Filho (MDB), por compartilhar com ela, o pouco de sua experiência como homem público. E se emocionou ao falar de sua mãe, Jovenília, já falecida. Ela disse que Deus lhe deu outra mãe, Almerinda, que lhe adotou como filha e hoje tem 91 anos de idade. E agradeceu aos parlamentares da Casa, pelo carinho com o qual a receberam e declarou o amor aos amigos e sua terra, Piripiri.  

Apartes - O deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) elogiou a deputada Jôve e ressaltou sua atuação como vereadora. Disse que percebeu sua coragem, postura e sua forma de atuar na política. “Tenho certeza que Vossa Excelência vai somar muito, nesse parlamento, com sua forma de atuar na política, na condição de deputada”.  

O novo líder do bloco PT/PTB/PCdoB, deputado João de Deus (PT), destacou a importância da ampliação  presença feminina na Casa, e dos ganhos no parlamento com a experiência de Jôve Oliveira. E desejou boas vindas. “Essa Casa ganha com as inovações e experiências que Vossa Excelência tem, que podem ajudar a enriquecer com um bom debate. Desejo boas vindas para Vossa Excelência e para a deputada Liziê Colho”.

O deputado Henrique Pires (MDB) também desejou boas vindas à Jôve Oliveira em nome do partido e disse que a parlamentar vai abrilhantar a tribuna da Casa e deixar o município de Piripiri muito feliz. E parabenizou também a deputada Liziê Coelho pela volta ao Plenário.

Ziza Carvalho (PT) disse que a Casa ganha muito com  as duas deputadas, pela experiência política de ambas. “E Vossa Excelência, deputada Jôve, traz a experiência de radialista, comunicadora, vereadora e de uma mulher guerreira e combativa, e que vai abrilhantar o parlamento piauiense”. 

Elisângela Moura deu boas vidas para Jôve e Liziê e ressaltou sobre o Dia da Igualdade Feminina, nesta quarta-feira. “Quero dizer que estamos aqui juntas para somar e buscar aquilo que é de melhor para o Piauí. Já conhecemos seu trabalho do rádio e acredito que o seu trabalho só tem a crescer, cada dia mais. Seja bem vinda e conte com a gente para somar”. 

Francisco Costa (PT) também deu boas vindas as novas colegas de parlamento. “Primeiro lhe parabenizar por seu primeiro discurso e dizer que sua presença, bem como da deputada Liziê, irão abrilhantar essa Casa. E lembrou que esteve com a então vereadora Jôve Oliveira quando era secretário de Estado da Saúde.

Os deputados Paulo Martins (PT), Francisco Limma (PT) e Júlio Arcoverde também desejaram boas vindas as deputadas. Martins disse conhece Jôve há mais de 20 anos e que a Casa irá ganhar muito com a presença da deputada. “A senhora é sempre muito correta, de um carisma fantástico. Tive o prazer de conhecer sua mãe adotiva. A senhora irá ajudar  muito o nosso Piauí. E fico feliz em ter uma “vizinha” nesta Casa”. 

“Sei da importância que tem um mandato e sei da importância que tem Vossa Excelência, como sua capacidade e firmeza de propósito. E me coloco à disposição para somar nessa luta. E agradecer ao governador Welligton Dias, que possibilita que Vossas Excelências, deputada Liziê e deputada Jôve, possam estar juntas nos projetos de Governo neste parlamento”, afirmou Limma  

Júlio Arcoverde parabenizou as deputadas Liziê e Jôve em nome do Partido Prograssitas e desejou um excelente trabalho às duas deputadas.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: