Notícias politicas precisas e verdadeiras

MENU

Notícias / MUNICÍPIOS

TRE-PI faz atendimento descentralizado no VI Fórum Piauí de Inclusão e Acessibilidade

Iniciativa faz parte do projeto Todo Voto Importa, ação conjunta do Laboratório de Inovação do TRE-PI com os regionais eleitorais do Nordeste

TRE-PI faz atendimento descentralizado no VI Fórum Piauí de Inclusão e Acessibilidade
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em continuidade as ações do Projeto Todo Voto Importa, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) participou do VI Fórum Piauí de Inclusão e Acessibilidade da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho do Estado do Piauí, na manhã desta quinta-feira (4/12), no Centro Pastoral Paulo VI, em Teresina.

..

A participação da Justiça Eleitoral no evento foi voltada ao atendimento descentralizado de cidadãs e cidadãos PcD, promovendo a atualização em seus cadastros eleitorais com a informação de pessoa com deficiência e qual o tipo de deficiência, e ainda ofertando o cadastramento de dados biométricos para quem estava sem essa informação, bem como os demais serviços da Justiça Eleitoral como emissão de certidões e impressão do título de eleitor.

..

Leia Também:


Para Marcos Júnior, coordenador da Ação Arquidiocesana – ASA: “Este ano contamos com a parceria do TRE-PI dentro deste projeto Todo Voto Importa, um programa importante que vai gerar políticas públicas e promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência nos pleitos eleitorais. É uma parceria muito importante para atualização de dados cadastrais, biometria, alistamento eleitoral, mudança de seção eleitoral, entre outros serviços”, disse.

..


A participante Márcia Gomes, deficiente visual e integrante da ONG COMRÁDIO que atua com equipamento de audiodescrição: “Temos essa parceria com o TRE-PI, em outro momento já levamos pessoas com deficiência para se autodeclararem PcD em seus cadastros eleitorais, e a presença dessa equipe da Justiça Eleitoral aqui é muito importante e complementa essa nossa ação anterior”.

A meta da Justiça Eleitoral é refletir no cadastro nacional de eleitoras e eleitores o número mais fidedigno possível de cidadãs e cidadãos com deficiência, em relação aos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, de modo a subsidiar ações assertivas da Justiça Eleitoral, voltadas a acessibilidade e inclusão desta parcela da população brasileira, tem o apoio e a participação do Laboratório de Inovação da Justiça Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí – InovaTRE/PI.

O objetivo é garantir um atendimento digno, acessível e inclusivo às pessoas com deficiência, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, assegurando seu pleno exercício da cidadania durante os processos eleitorais.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Piauí possui cerca de 9,3% de sua população com algum tipo de deficiência, o que representa cerca de 300 mil pessoas.

Todo Voto Importa

..

Fonte/Créditos: TRE-PI

Comentários:

Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!