Notícias politicas precisas e verdadeiras

MENU

Notícias / MUNICÍPIOS

Servidores estaduais poderão emitir a nova Carteira de Identidade Nacional na Segov entre os dias 10 e 12 de dezembro

O documento passou a ser obrigatório para todos os servidoresestduais, conforme o Decreto nº 24.080/2025

Servidores estaduais poderão emitir a nova Carteira de Identidade Nacional na Segov entre os dias 10 e 12 de dezembro
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
 



O servidores públicos estaduais terão, entre os dias 10 e 12 de dezembro, uma oportunidade a mais para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento obrigatório para todos os servidores, conforme o decreto estadual nº 24.080. A ação será realizada na Secretaria de Governo (Segov), no Centro de Teresina, das 8h às 12h, e é voltada para os servidores: efetivos, comissionados e temporários.

O diretor do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, Marcelo Mascarenhas, destaca que a nova identidade representa um avanço importante na segurança documental. “Ela protege contra fraudes e falsificações e também oferece mais segurança para o Governo do Estado com as informações dos seus servidores”, afirma o gestor. O documento digital fica disponível em até 24 horas após a emissão, diretamente na conta Gov.br do cidadão.

A nova CIN utiliza o número do CPF como identificador único, o que elimina inconsistências em bases de dados e proporciona mais agilidade em diversos serviços, como abertura de contas bancárias, acesso a benefícios sociais e viagens. O documento conta ainda com um design moderno e tecnologias avançadas de segurança, que dificultam fraudes e garantem a autenticidade das informações.

Leia Também:

Além da versão física, os piauienses podem acessar a CIN digital por meio do aplicativo Gov.br, o que amplia a praticidade no dia a dia. A carteira também é válida nos países do Mercosul, facilitando viagens internacionais, embora não substitua o passaporte.

Para emitir o documento, é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento, CPF e comprovante de residência. A primeira via é gratuita. Certidões manuscritas, rasuradas ou ilegíveis não serão aceitas.

Além dos documentos obrigatórios, é possível incluir informações complementares como carteira de trabalho, CNH, título de eleitor, cartão do SUS, NIS/PIS/Pasep, certificado militar, tipo sanguíneo, identificação como doador de órgãos e laudo médico para pessoas com deficiência.

O documento é obrigatório para todos os servidores e pode ser solicitado também na sede do Instituto de Cidadania Digital e nas Unidades de Serviços Digitais espalhadas pela capital e interior do estado. Clique aqui e confira os endereços.

Ação de Cidadania

Quando será? 

De 10 a 12 de dezembro de 8h às 12h

Onde será?

Secretaria de Governo do Piauí (Segov)

Endereço: Av. Antonino Freire, 1473 – Centro de Teresina, no Edifício Dona Antonieta Araújo, 5º andar.

Fonte/Créditos: SECOM

Comentários:

Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!