O governador Rafael Fonteles sancionou a lei n° 8.712, de 11 junho de 2025, que trata da adoção de atividades com fins educativos, para enfrentamento à violência e reparação de danos, causados no âmbito dos estabelecimentos que compõem o Sistema Estadual de Ensino do Piauí. Na prática, o objetivo é proteger a comunidade escolar, criando alternativas de responsabilização daqueles que colocarem em risco a segurança de discentes e docentes.
A partir de agora as escolas estão autorizadas a aplicar sanções disciplinares, depois de fazerem advertência verbal ou escrita, observando-se o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Regimento Interno das Escolas do Piauí.
Na aplicação disciplinar serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem, tanto em relação ao patrimônio público ou particular quanto à integridade física e psíquica dos colegas, professores e servidores.
De acordo com o texto da lei, estudantes poderão ser submetidos a Prática de Ação Educacional (PAE) ou Manutenção do Ambiente Escolar (MÃE).
Compõem a Prática de Ação Educacional (PAE):
I – reuniões com alunos, pais, responsáveis legais e demais segmentos da comunidade escolar para discutir questões relacionadas à violência na escola, informar seus direitos e deveres;
II – círculos restaurativos e de cultura da paz, espaços de resolução pacífica de conflitos de menor potencial ofensivo, voltados a restabelecer os laços que foram rompidos entre agressores e vítimas, promovendo a participação social, o respeito e a dignidade entre as partes, bem como a reparação voluntária do dano;
III – participação em palestras, seminários, ciclos de debates e outras atividades pedagógicas que possibilitem ao estudante oportunidade de refletir sobre a conduta praticada e sua responsabilização consciente;
IV – exposição de cartazes, folders e materiais informativos;
V – atividades pedagógicas culturais e de lazer, tais como apresentação de músicas, peças teatrais, coreografias, jograis, gincanas e filmes educativos.
A Manutenção do Ambiente Escolar (MAE) consiste na reparação de danos; e na restauração do patrimônio da escola ou dos segmentos internos da comunidade escolar, quando for o caso.
O gestor escolar estará autorizado tomar providências e apurar em caso de suspeita de estudante portando objeto que coloque em risco a integridade física própria ou de terceiros, sendo vedada a exposição do revistado ou situação vexatória.
A lei também estabelece providências quanto às famílias que recebem benefícios sociais. A administração da escola pública comunicará às autoridades competentes a omissão de pais ou responsáveis, quanto aos seus deveres de acompanhar frequência e desempenho dos filhos.
Rafael Fonteles participa de conferência da Cátedra Otavio Frias Filho em São Paulo nesta quarta-feira (18)
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, será palestrante na conferência promovida pela Cátedra Otavio Frias Filho, nesta quarta-feira (18), às 14h, no auditório da Folha, em Campos Elíseos, Centro de São Paulo. O evento terá transmissão ao vivo pelo site e canal oficial da Folha no YouTube e a participação presencial é restrita a pesquisadores, convidados e leitores previamente inscritos.
Na palestra, Fonteles abordará diretrizes de longo prazo adotadas pelo Piauí nas áreas de educação, tecnologia e inovação, com destaque para a universalização das escolas estaduais e a implementação do ensino obrigatório de inteligência artificial no ensino médio.

Com formação em matemática pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e mestrado em economia matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o governador já foi premiado em olimpíadas internacionais de ciências e tem trajetória como secretário da Fazenda e presidente do Comitê Nacional de Secretários de Estado da Fazenda (Comsefaz). Rafael Fonteles está em seu primeiro mandato à frente do executivo estadual.
A Cátedra Otavio Frias Filho é vinculada ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e foi criada, em 2021, em homenagem ao jornalista que modernizou a Folha. O atual titular é o matemático Marcelo Viana, diretor-geral do Impa. O ciclo de debates 2024-2025 discute o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento”.
Fonte/Créditos: CCOM
Comentários: