Notícias politicas precisas e verdadeiras

MENU

Notícias / ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Palácio Petrônio Portella, sede da Assembleia Legislativa do Piauí, completa 40 anos

A inauguração do atual prédio do Legislativo foi em 1985; antes ficava sediado no Palácio Anísio de Abreu

Palácio Petrônio Portella, sede da Assembleia Legislativa do Piauí, completa 40 anos
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

No dia 22 de fevereiro de 1985, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) inaugurou sua atual sede, o Palácio Petrônio Portella, depois de ter passado por Oeiras (1835 a 1852) e pelo Palácio Anísio de Abreu (até 1985). Em 2025, foram completados 40 anos do novo prédio do Legislativo piauiense, o qual foi erguido em uma área ainda erma, mas que, hoje, tem localização privilegiada e passou a fazer parte dos marcos arquitetônicos teresinenses.

O Palácio Petrônio Portella foi construído em 240 dias, numa obra em área superior a 10 mil m² e que contou com 1200 trabalhadores. O presidente da Alepi na época da inauguração era Waldemar Macêdo, que hoje nomeia o Plenário da Casa, reformado em 2024. “Construíram uma Assembleia moderna para época, e que inclusive hoje ainda é muito moderna, aqui na beira do rio, bem arborizada, um prédio bem aberto, ventilado, com espaço para todos os deputados, servidores e para as pessoas que a procuram”, explicou Lourival Santos, chefe do arquivo da Alepi.

Leia Também:

O senador Marcelo Castro, eleito como deputado estadual em 1982, participou da mudança do Palácio Anísio de Abreu para o Petrônio Portella e conta como ela foi recebida à época. “Fui eleito deputado estadual pela primeira vez em 1982, e a nossa sede funcionava em um prédio reformado na beira do rio, na Praça da Bandeira, ao lado da Prefeitura Municipal de Teresina. Foi feita a nova sede na beira do Rio Poti. Tenho boas lembranças dessa época porque foi uma evolução muito grande a gente sair de um prédio tacanho para esse prédio majestoso”, disse.

O então governador do Piauí, Hugo Napoleão, afirmou na inauguração do prédio que a Alepi é a Casa do povo e é aberta a todas as vozes. O atual presidente da Assembleia, deputado Severo Eulálio, reverbera a mesma visão, décadas após. “Aqui é a Casa do Povo, aqui é a Casa onde a democracia vive. A democracia pulsa e todos aqui estão aptos a abrir suas portas para abraçar o povo piauiense”, defendeu.

Para as comemorações dos 40 anos do Palácio Petrônio Portella e dos 190 anos da Alepi, a Casa está organizando uma exposição, tendo como curador o arquiteto Paulo Vasconcelos. “É uma exposição muito importante, uma vez que esse prédio é um marco histórico na paisagem de Teresina. É um verdadeiro patrimônio. São 40 anos de instalação da Assembleia aqui no prédio”, disse Vasconcelos.

Lourival Santos tem encontrado e separado diversos materiais para a exposição, e Severo Eulálio explica que a importância da sede do Legislativo é ampla, pois é o lugar de referência “nas discussões, das ideias, dos diálogos em prol do Piauí. […] Esse Palácio tem muita história. A vida da política piauiense passa muito por esta sede. Aqui é a Casa do povo, a Casa onde a democracia vive, pulsa, e todos estão aptos a abrir suas portas para abraçar o povo piauiense”.

Fonte/Créditos: ALEPI

Comentários:

Marcelo Rocha

Publicado por:

Marcelo Rocha

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!