A Escola Judiciária do Piauí (EJUD) abriu, nesta sexta-feira (15), as inscrições para o Curso de Capacitação em Mediação e Conciliação Judicial do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), que será realizado presencialmente no município de Pedro II. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de maio, por meio do site da EJUD ou clicando aqui.
A formação é destinada a servidores(as), auxiliares da Justiça do TJPI e público externo que possuam diploma de curso superior há pelo menos dois anos e que não tenham participado de capacitação para Mediador(a)/Conciliador(a) Judicial nos últimos dois anos.
Com carga horária total de 100 horas-aula, o curso será dividido em duas etapas: módulo teórico presencial, que acontecerá entre os dias 22 e 26 de junho, e estágio supervisionado nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) do TJPI.

A capacitação será coordenada pela desembargadora Lucicleide Pereira Belo e tem como objetivo proporcionar conhecimentos teóricos e práticos sobre mediação e conciliação judicial, em conformidade com a Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses.
Para a desembargadora Lucicleide Pereira Belo, investir na formação de mediadores e conciliadores é fortalecer uma Justiça mais acessível, humanizada e eficiente. “A mediação e a conciliação representam importantes instrumentos de pacificação social, pois estimulam o diálogo, a escuta e a construção conjunta de soluções. Capacitar profissionais nessa área é ampliar a cultura da consensualidade e promover uma prestação jurisdicional cada vez mais próxima da sociedade”, ressaltou.
O processo seletivo dos(as) participantes contará com análise documental, entrevista e avaliação de perfil. A divulgação da lista dos(as) selecionados(as) está prevista para o dia 16 de junho, no Diário da Justiça Eletrônico do TJPI.
Fonte/Créditos: TJPI
Comentários: