Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 21 de Outubro 2026
MENU
Poderes

Aumento de 5,6% para servidores do Estado começa a valer nesta quarta-feira

O governador Rafael Fonteles afirma que o reajuste representa um avanço na política de valorização do funcionalismo público

Aumento de 5,6% para servidores do Estado começa a valer nesta quarta-feira
A-
A+
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰



A edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (1º de abril) publicou a
  Lei nº 8.941/2026, que fixa o reajuste de 5,6% para os servidores públicos efetivos da administração direta do Poder Executivo, de suas autarquias e fundações públicas, bem como os inativos e pensionistas. O reajuste passa a valer a partir de hoje.

De acordo com o governador Rafael Fonteles, o reajuste representa um avanço na política estadual de valorização do funcionalismo público. “É mais um ano que concedemos reajuste geral acima da inflação, garantindo valorização permanente dos servidores públicos do Estado do Piauí”, afirmou o gestor.

As gratificações, adicionais, indenizações, vantagens incorporadas, vantagem pessoal nominalmente identificada, montepio e demais vantagens pecuniárias dos servidores públicos e militares permanecem em seus atuais valores nominais. Já o adicional noturno e a gratificação pela prestação de serviço extraordinário continuam sendo calculados de acordo com a legislação específica.

Leia Também:


Foto: Secom

O reajuste de 5,6% não se aplica aos profissionais do magistério público da educação básica, aos policiais e bombeiros militares, aos policiais penais e às demais categorias de servidores estaduais que, no presente exercício, tenham sido contempladas com reajuste, piso salarial ou qualquer forma de recomposição remuneratória.

No caso dos subsídios dos policiais militares e bombeiros do Piauí, o reajuste, a partir de 1º de abril de 2026, foi fixado de acordo com os cargos e patentes.

Enquanto, o valor do piso salarial profissional estadual para os profissionais do magistério público da educação básica, ocupantes de cargo efetivo, fica reajustado para R$ 5.130,63, em conformidade com a Portaria MEC n° 82, de 29 de janeiro de 2026, com efeitos a partir de 1º de janeiro de 2026. No caso dos profissionais do magistério público da educação básica, o reajuste será aplicado de forma proporcional à jornada de trabalho para os profissionais que atuam em carga horária inferior a 40 horas semanais.

Reajuste do poder Judiciário

O Governo do Estado também publicou, no Diário Oficial, a lei nº 8.938, que reajusta em 5,50 % os valores dos subsídios dos servidores, ativos e inativos, do poder Judiciário do Piauí, das gratificações pelo exercício de cargos em comissão, funções de confiança e da vantagem pecuniária individual (VPI). O reajuste já está em vigor, mas tem efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro de 2026.

Confira as leis que determinam os reajustes

Fonte/Créditos: Secom

Créditos (Imagem de capa): Paulo Pincel

Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR